Laudo sobre condições da estrutura do viaduto que caiu sai esta semana
Análise é fundamental para saber se a obra poderá ser recuperada ou precisará ser reconstruída do zero
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) deve divulgar, até o fim da semana, laudo com o resultado da análise de amostras retiradas da estrutura do viaduto que desabou no Eixão Sul em 6 de fevereiro. A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Márcio Buzar.
Segundo o gestor, o documento será fundamental para definir o curso de ação das obras do elevado. “Dependendo do resultado, vamos decidir o que será mais vantajoso: recuperar ou construir um viaduto novo”, afirma, acrescentando que, na quarta-feira (28/2), o grupo de trabalho criado para resolver o problema se reunirá novamente.
A demolição e remoção do bloco que caiu do viaduto terminou no domingo (25). Os trabalhos começaram na tarde do sábado (24) e seguiram por toda a noite e madrugada. Os carros que estavam sob os escombros foram retirados.Todo o material do bloco de concreto foi direto para uma máquina de reciclagem da Novacap e vai virar meio-fio, segundo Buzar. Ele disse que se surpreendeu pelo fato de o aço de sustentação do viaduto não estar corroído de forma generalizada.
Confira um vídeo da demolição do bloco de concreto, filmado no fim de semana: