metropoles.com

Laudo médico dificulta vacinação de pessoas com comorbidades no DF

Discordância sobre o CID e falta de vagas em consultas na rede pública para obter o laudo têm impedido a imunização de quem já agendou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

Por causa do laudo médico, brasilienses com comorbidades estão enfrentando dificuldades para serem vacinados contra a Covid-19, mesmo após o agendamento.

O Metrópoles presenciou pessoas com laudo de hipertensão e diabetes que não conseguiram vacina porque a atendente do posto afirmou que o CID não correspondia ao grau de hipertensão necessário para vacinação.

Uma delas é um paciente que tem hipertensão desde os 21 anos, toma quatro remédios controlados, tinha receita e laudo da doença mas nem assim foi vacinado.

O laudo atesta que ele faz tratamento pelo CID I 10, que é o de hipertensão. Mas a servidora informou que ele precisaria de CID I 15. Apesar da expectativa, o homem saiu do posto do Lucio Costa, no Guará, frustrado e sem ter sido imunizado.

Em outro caso, uma paciente diabética não conseguiu o laudo porque só havia consulta nas áreas de endocrinologia e clínica geral na rede pública de saúde em julho.

O Metrópoles ligou para médicos de hospitais referência da rede a fim de saber quais os CIDs permitem vacinação contra a Covid-10 por comorbidade. No caso da hipertensão, todos responderam CID 10. Porém, admitiram: “Não tem recomendação. Colocamos no laudo o CID da doença”, disse uma das médicas.

Questionada, a Secretaria de Saúde enviou à reportagem um link no qual há todas as comorbidades que autorizam vacinação na fase atual. Lá, consta hipertensão em diversos casos e diabetes, porém, nenhum dos casos no quadro especifica o CID, que é Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde ou o código de cada doença.

Veja quadro da Secretaria de Saúde: 

 

Ainda na nota, a Secretaria de Saúde informou que “visando evitar qualquer tipo de fraude, exige que o paciente cadastrado para vacinação como grupo de comorbidades apresente laudo ou relatório médico que comprove a sua condição clínica”.

O agendamento para vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades na faixa etária de 30 a 49 anos foi suspenso nesta terça-feira (18/5) após o preenchimento de todas as vagas. Esse grupo, composto por 53 mil pessoas, foi incluído na campanha de imunização na segunda (17/5).

Segundo funcionários dos postos de vacinação, o agendamento tem validade por 10 dias. Quem não conseguiu na data marcada, pode correr atrás de nova documentação e retornar à unidade dentro desse prazo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?