Balsa no Lago Paranoá? Transporte público aquaviário avança na CLDF
O Projeto de Lei (PL) que trata da possibilidade de transporte público no Lago Paranoá foi aprovado em uma das comissões
atualizado
Compartilhar notícia
A possibilidade de o Lago Paranoá passar a ter transporte público aquaviário avançou na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O Projeto de Lei (PL) que trata do assunto foi aprovado na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) na última semana.
Apresentada ainda em 2021 pelo deputado distrital Delmasso (Republicanos), a proposta propõe diretrizes para a implantação de uma política pública de transporte aquaviário e coletivo. A ideia é criar alternativa de acessos, principalmente para quem mora ou trabalha nas regiões próximas ao considerado um dos principais cartões postais brasilienses.
Na prática, se aprovada, a proposta abrirá a oportunidade para que o Governo do Distrito Federal (GDF) crie o novo modal público, que poderá contemplar não apenas o transporte de passageiros, mas também o de mercadorias por barcos, navios ou balsas, nos moldes do que já ocorre em outras capitais do país.
Ao analisar o PL, o deputado relator Valdelino Barcelos (PP) entendeu que “por ser mais um meio de transporte, poderá ter tarifas mais atrativas para o dia o dia, gerando menos custos para os usuários e consequentemente, essa família possuirá uma renda maior mensal”. O parecer foi aprovado por três deputados.
Agora, o projeto precisa passar pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) para análise de mérito, além de verificação de admissibilidade na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de chegar ao Plenário.