metropoles.com

Lago Paranoá: GDF cria grupo de trabalho para avaliar projeto da orla

Proposta, que inclui a instalação de comércio, mirante e até roda-gigante, será avaliada pelo governo local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
De Esgotos e carrapatos, lago Paranoá apresenta riscos de acordo com laudo da ADASA. Brasília(DF), 25/12/2018
1 de 1 De Esgotos e carrapatos, lago Paranoá apresenta riscos de acordo com laudo da ADASA. Brasília(DF), 25/12/2018 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A reavaliação do chamado Masterplan da Orla – projeto de revitalização das margens do Lago Paranoá – será feita por grupo de trabalho do Governo do Distrito Federal. O comitê foi instituído por meio do Decreto nº 39.721, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (20/3).

O comitê vai avaliar a implementação integral do Masterplan. Isso porque, na avaliação do GDF, o projeto vencedor é uma proposta de ocupação e não tem caráter executivo. O cumprimento da decisão judicial referente à desobstrução da orla do Lago Paranoá, por sua vez, está assegurado.

Entre os aspectos que serão revisados, destacam-se: a interligação de toda a orla por meio de ciclovias, com pavimentação asfáltica em Área de Preservação Ambiental (APP), a instalação de comércio, de roda-gigante e do mirante.

Também serão revisadas as intervenções em áreas alagadas e de vereda, que são enquadradas como APP, independentemente dos 30 metros a partir da linha d’água do Lago Paranoá.

A reavaliação não impede, contudo, a melhoria dos espaços públicos em unidades de conservação. É o caso da requalificação do Parque das Garças, no Lago Norte, e na Área de Relevante Interesse Ecológico do Bosque, na QL 10 do Lago Sul, para uso da população, com menor impacto ambiental possível.

O grupo de trabalho será presidido pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e terá entre os integrantes os titulares das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira; e Meio Ambiente, Sarney Filho; pelos administradores regionais do Lago Norte e Lago sul e por presidentes dos seguintes órgãos: Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Agência de Fiscalização do DF (Agefis); Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); Companhia Energética de Brasília (CEB); Companhia de Saneamento Ambiental do DF.

Audiência pública
Na última sexta-feira (15), grupos que apoiam ou lutam contra o projeto Orla Livre se encontraram em audiência pública, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para discutir o uso e ocupação das margens do Lago Paranoá.

O encontro foi agendado em razão de uma ação popular que questiona a execução de obras nas franjas do lago, onde ciclovias foram construídas dentro de áreas de preservação permanente. (Com informações da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?