Ladrões aproveitam enxurrada para fazer “limpa” em casa no DF
A residência foi arrombada, e a maioria dos pertences, levados, no Sol Nascente, Ceilândia. Ocorrência foi registrada na 19ª DP
atualizado
Compartilhar notícia
O comerciante Luis Ventura Santana Rego Júnior, 29 anos, e a esposa dele Amanda Thaíse Ramalho Coelho, 23, foram surpreendidos ao retornarem do trabalho para a residência onde moram com três cachorros, no Sol Nascente, Ceilândia, na noite dessa quinta-feira (12/12/2019). Após temporal que atingiu a região, segundo o casal, eles encontraram a casa inundada pelo esgoto de uma obra que transbordou em frente ao endereço.
Tiveram que sair às pressas do local e, ao retornarem na manhã desta sexta-feira (13/12/2019), se depararam com uma nova ocorrência. A casa havia sido arrombada, e a maioria dos pertences foram furtados.
Nesta manhã, eles foram até a 19ª Delegacia de Polícia (P Norte) para registrar a ocorrência do furto na residência durante a madrugada.
De acordo com o morador do Sol Nascente, operários terceirizados de uma empresa que presta serviços à Caesb realizam uma obra em um bueiro em frente à casa dele, localizada no SHSN, Chácara 92, Conjunto B. O trabalho, segundo dizem, já dura cerca de seis meses.
Com as chuvas fortes nas últimas semanas, segundo Júnior, um cano da obra, de cerca de 50cm, que atravessa a rua e fica em frente ao portão dele, levou a água para dentro do terreno e a casa ficou alagada pela enxurrada.
Nessa quinta-feira (12/12/2019), com o registro de nova chuva, o bueiro da obra transbordou e a água voltou a entrar no imóvel. “Quando eu cheguei do serviço, já por volta das 20h, não tinha condições da gente ficar lá. Estava um lamaçal. Nós já havíamos alertado aos trabalhadores sobre o problema e eles não fizeram nada.”
Durante o temporal, uma mulher foi arrastada pelo “rio” formado em decorrência da enxurrada na EQNP 22/26 de Ceilândia no início da noite de quinta-feira (12/12/2019). A vítima, que não teve o nome revelado, tentava atravessar a rua, mesmo com uma forte correnteza passando pelo asfalto. O incidente foi filmado por uma moradora da região e mostra que ela cai e submerge no momento em que pisa na pista.
Vídeos de mulher sendo arrastada durante temporal no Sol Nascente foram publicadas no site Diário de Ceilândia. Veja:
No Sol Nascente, Júnior disse que colocou os cachorros dentro do carro e seguiu para a casa do pai, em Vicente Pires. Ao sair do local, discutiu com o segurança da obra, quebrou outros canos que estavam à vista para evitar que, caso chovesse novamente, a água da chuva entrasse de novo na casa e foi embora.
“Ia piorar a situação. Como o segurança dorme lá, eu saí despreocupado.” Ao retornar ao imóvel nesta manhã, encontrou a casa arrombada. “Roubaram tudo. Minhas duas televisões, tênis, videogame, perfumes, relógios, roupas”, enumerou.
O casal promete acionar a Caesb na Justiça para reparação de danos. “Eu não tenho mais condições de voltar para casa. Vou pegar os restos das minhas coisas e alugar uma casa no Setor O”, destacou Júnior.
Para ele, não tem como o segurança não ter visto alguém entrando na casa. “Ele fica lá 24 horas vigiando os maquinários da empresa. Como ele não viu e não chamou a polícia? O mundo desabou para mim”, afirmou.
Nota da Caesb
A Caesb informou que faz obras de recuperação da rede de esgoto nas chácaras 91 e 92. “Na quinta-feira à noite, em função de chuva forte e de ligações clandestinas de águas pluviais, houve um rompimento de um poço de visita da companhia, causando transbordamento e atingindo três unidades residenciais”, destacou.
Ainda segundo a estatal, a empresa terceirizada responsável pela obra aguardou o morador da casa citada na reportagem para fazer a limpeza do local. “Além de não autorizar a entrada da equipe, ele ameaçou o vigilante da obra e danificou tubulações e maquinários da Caesb, conforme registrado em boletim de ocorrência. Após o ocorrido, o morador se retirou do local. As outras casas atingidas já foram limpas e o serviço foi finalizado na manhã de hoje (sexta)”, assinalou.