metropoles.com

Justiça recebe ação popular contra retomada de atividades comerciais no DF

Integrantes do Movimento pela Vida fizeram manifesto contra o fim da quarentena na capital e pedem apoio à Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Sede do TJDFT
1 de 1 Sede do TJDFT - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Após o lançamento do manifesto “em defesa da vida no Distrito Federal e no Brasil”, em 2 de julho, organizadores do movimento entraram na Justiça, nesta terça-feira (7/7), com uma ação popular contra a reabertura total da economia no Distrito Federal. A intenção é frear a contaminação do novo coronavírus na capital

Na ação de autoria do advogado e ex-candidato ao Senado pelo PSol Marivaldo Pereira, do jornalista Hélio Doyle, do cientista político Leandro Couto e do integrante do Conselho de Saúde Rubens Bias, eles pedem a suspensão do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), que reabre comércio, academias, escolas, restaurantes, parques e outros até que os estudos que demonstram a ausência de riscos para a população sejam apresentados.

Segundo o autor da ação, Marivaldo Pereira, a edição do decreto ocorre em período muito próximo ao reconhecimento do governador do estado de calamidade no Distrito Federal devido à Covid-19.

“O governador reconhece que a situação é crítica e adota uma medida para tornar a situação ainda pior. É uma postura que mostra o desrespeito à vida, à ciência e a falta de transparência. É por isso que tanta gente está aderindo ao Manifesto Pela Vida”, afirmou o advogado autor da ação.

O texto

Em 2 de julho, críticos às medidas adotadas pelo GDF diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, políticos, advogados, jornalistas e representantes da sociedade civil lançaram um manifesto “em defesa da vida no Distrito Federal e no Brasil”. Hoje, o manifesto tem cerca de 16 mil assinaturas.

Conforme informou a Coluna Grande Angular à época, o  texto é assinado por dois ex-governadores: Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (Cidadania). Também endossam o documento, o senador pelo DF José Antônio Machado Reguffe (sem partido); dois os deputados federais Erika Kokay (PT) e Israel Batista (PV); e quatro distritais: Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede Sustentabilidade), Arlete Sampaio (PT) e Chico Vigilante (PT).

“Este é um manifesto de cidadãs e cidadãos do Distrito Federal em defesa do isolamento social, da saúde e da vida, que não podem estar sujeitas a atitudes que desprezam a ciência e servem a interesses políticos e econômicos”, conclui o texto com críticas a Ibaneis Rocha (MDB) e ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?