metropoles.com

Justiça obriga DF a reintegrar candidata excluída de curso da PM

Ela foi admitida no curso de formação de oficiais, mas foi dispensada em seguida por estar em licença-maternidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PMDF
1 de 1 PMDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A segunda instância do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença que anulou o ato administrativo emitido para excluir uma candidata da 24ª Turma do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do DF (PMDF) por ela estar em licença-maternidade. A retirada dela do curso ocorreu em fevereiro de 2020.

A mulher havia dado à luz um filho em janeiro do ano passado. Após sua exclusão na formação na PM, ela entrou com ação judicial com pedido de urgência para sua reintegração.

O DF, na defesa, afirmou que a autora não foi desligada do curso, mas apenas impedida de frequentar as atividades temporariamente. A sentença de primeira instância confirmou a liminar previamente deferida, que reintegrava a mulher à formação. 

No entendimento do juízo, o laudo médico apresentado pela autora não a impede de participar do curso. “A própria interessada afirma textualmente que o seu filho terá todo o suporte familiar de forma a possibilitar a sua ausência pelo período das aulas”, escreveu.

Contra a decisão, o DF interpôs recurso, mas não venceu. Os magistrados explicaram que “a licença-maternidade é um direito da mulher e tem por finalidade propiciar um período para cuidados e formação de vínculo com a criança, e não pode ser utilizada de forma desvirtuada para impedir que a autora prossiga no concurso público e realize seu sonho profissional”.

Metrópoles procurou a PMDF para comentar o caso, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?