metropoles.com

Justiça nega pedido da pastelaria Viçosa para reabrir loja na Rodoviária

Estabelecimento afirmou que segue determinação do Executivo local e teria sido beneficiado por decreto que permitiu retorno de atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou, em caráter liminar, o pedido da Pastelaria Viçosa para reabrir a unidade da franquia localizada na Rodoviária do Plano Piloto. A decisão é da 6ª Vara Cível de Brasília.

Segundo a Justiça, o estabelecimento comercial relatou que suspendeu a atividade após o Governo do DF (GDF) proibir restaurantes e lanchonetes de funcionarem em função do risco de contágio pelo novo coronavírus.

A empresa diz ter cumprido decisão do Executivo local e afirmou que reabriu a loja em atenção ao decreto distrital nº 40.583/2020, que permitiu o retorno de algumas atividades comerciais.

No entanto, a Viçosa disse que recebeu, dias depois, notificação verbal para fechar o estabelecimento. A empresa crê que a advertência é “ilegal”.

Ao analisar o caso, a 6ª Vara Cível verificou que a pastelaria não preenche os pressupostos de reabertura definidos pelo decreto.

5 imagens
Estabelecimento afirmou que segue determinações do GDF
Empresas de ônibus do transporte público do Distrito Federal receberam suplementação de R$ 527,6 milhões em 2021 apenas de verba aprovada pela CLDF
Estabelecimento é tradicional no DF
Justiça negou pedido de reabertura da pastelaria
1 de 5

Pastelaria acionou a Justiça após ser obrigada a fechar

Divulgação
2 de 5

Estabelecimento afirmou que segue determinações do GDF

Viçosa/Divulgação
3 de 5

Empresas de ônibus do transporte público do Distrito Federal receberam suplementação de R$ 527,6 milhões em 2021 apenas de verba aprovada pela CLDF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Estabelecimento é tradicional no DF

Metrópoles
5 de 5

Justiça negou pedido de reabertura da pastelaria

GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES

Diante das conclusões, a Justiça declarou que não houve qualquer ato ilegal ou abusivo praticado pela autoridade mencionada e indeferiu o pedido liminar para reabertura do estabelecimento.

Em nota, a Viçosa enalteceu os anos no mercado e disse que sempre esteve pautada no bom atendimento e legalidade dos seus atos.

Leia a nota na íntegra:

“A Pastelaria Viçosa existe no mercado de Brasília a quase 60 anos, sempre pautando no bom atendimento e legalidade em todos os seus atos. É para isso que estamos à frente do Jurídico da Empresa e não apenas nesta ação.

Acreditamos que houve equívoco por parte da MMa Juíza da Sexta Vara da Fazenda Pública ao negar a liminar por não considerar ter preenchido os pressupostos de reabertura definido pelo Decreto. Entendemos exatamente o contrário, ou seja, a Pastelaria Vicosa, referência no seguimento nesta Capital e por ser empresa sólida e séria, tomou todos os cuidados exigidos no parágrafo único do artigo quarto do Decreto Distrital 40.583/2020.

Exercendo a atividade comercial de Lanchonete e Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Geral, promoveu todas as adaptações necessárias exigidas no Decreto, deixando de exercer suas atividades de modo normal e rotineiro, como antes exercia para funcionar de maneira excepcional e diferenciada, atendendo as condições previstas no parágrafo único do artigo quarto do referido Decreto, obedecendo referidos critérios, passando a promover entrega em domicílio e retirada do produto no local sem a abertura do estabelecimento ao público em suas dependências e sem disponibilização de mesas e cadeiras, diminuindo inclusive o número de empregados.

Não podemos crer que um comércio totalmente seguro e com finalidade social, assim podendo afirmar, já que os motoristas e usuários não tem como se alimentar na localidade. O serviço prestado é de suma importância e está perfeitamente adaptado para o atendimento ao Público. Esperamos, sinceramente que no Mérito da Ação a MMa Juíza reflua em sua decisão para conceder o direito de reabertura em favor dos funcionários da própria Pastelaria e dos trabalhadores que necessitam se alimentar durante a jornada de trabalho”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?