metropoles.com

Justiça mantém suspensão da “saidinha” dos presos até 30 de junho

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (01/06), 762 presos foram diagnosticados com Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
Papuda
1 de 1 Papuda - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A Vara de Execuções Penais (VEP) prorrogou a suspensão das saídas temporárias dos presos do Distrito Federal. A solicitação foi feita pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). A medida deferida nesse domingo (31/05) abrange as “saidinhas” quinzenais, do trabalho externo, terapêuticas, e as especiais dos condenados e dos internos, até o dia 30 de junho.

A prorrogação depende da evolução da pandemia, reagendando-se as saídas (temporárias, terapêuticas e especiais) para após o fim da crise epidemiológica e restabelecendo-se o trabalho externo também depois que a pandemia passar. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (01/06), 762 presos foram diagnosticados com Covid-19.

Confira a petição feita pelo MPDFT:

Peticão MP – prorrogação de suspensão de benefícios externos – 28.5 by Mirelle Pinheiro on Scribd

Para o MPDFT, as medidas tomadas contribuem para o controle e a contenção da doença no sistema penitenciário. “Os números de presos infectados aqui parecem altos, mas é preciso destacar que o DF é uma das poucas unidades da Federação, senão a única, que tem aplicado testes em presídios de forma massiva e divulgado dados de forma transparente com atualizações constantes da situação”, afirma a promotora de Justiça Cláudia Tomelin.

Já foi concedido regime de prisão domiciliar humanitário a 37 detentos do sistema prisional com doenças crônicas e progressão antecipada para o regime aberto a cerca de 700 presos do semiaberto que completariam o requisito legal para o benefício nos próximos 120 dias.

Cada caso foi analisado individualmente, com manifestação prévia do Ministério Público em cada um deles. Segundo promotores de Justiça do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), a análise individualizada é fundamental para impedir casos de reincidência e gerar situação pior para a população.

Epidemia no DF
O Distrito Federal registrou 188 novos casos de coronavírus no início da tarde desta segunda-feira (01/06). Com os novos infectados, o número de contaminados na capital do país desde o início da pandemia chega a 9.968.

A maioria das pessoas com diagnóstico positivo para a Covid-19 que entraram na estatística nesta manhã é composta por mulheres. Dos 188 registros, 57,7% são de pacientes do sexo feminino.

O número de mortes de moradores do DF provocadas pelo novo coronavírus continua 157. Se somadas as 13 ocorrências de pacientes de outras unidades da Federação que foram internados e morreram na capital do país, a quantidade chega a 170. Não houve alteração nos dados de óbitos em relação ao balanço anterior, divulgado na noite desse domingo (31/05).

As informações são do Painel Covid-19, site lançado pelo GDF para divulgação dos números do novo coronavírus no Distrito Federal. Os dados foram atualizados às 12h.

Entre os 9.968 infectados por coronavírus no DF, 5.580 (56%) superaram a doença. A Secretaria de Saúde do DF considera como recuperados aqueles pacientes que tiveram os primeiros sintomas há mais de 14 dias e não estão hospitalizados.

8 imagens
A maioria dos novos infectados por coronavírus é mulher
Coletivos reforçam o uso da máscara
O uso de máscaras no DF é obrigatório
Mulher usa máscara contra o coronavírus no DF
À exceção das pessoas com necessidades especiais, o uso de máscara é obrigatório no DF
1 de 8

DF tem 9.968 casos de coronavírus

Reprodução/Painel Covid-19
2 de 8

A maioria dos novos infectados por coronavírus é mulher

Reprodução/Painel Covid-19
3 de 8

Coletivos reforçam o uso da máscara

Reprodução
4 de 8

O uso de máscaras no DF é obrigatório

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 8

Mulher usa máscara contra o coronavírus no DF

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 8

À exceção das pessoas com necessidades especiais, o uso de máscara é obrigatório no DF

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 8

Pelas estimativas do GDF, máscaras preservaram a saúde de 4 mil pessoas, pelo menos

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 8

Licitação visa garantir mais EPIs para rede pública

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?