metropoles.com

Justiça mantém proibição ao uso de canudos e copos de plástico no DF

Conselho Especial do TJDFT confirmou entendimento e manteve constitucionalidade da Lei Distrital nº 6.266/2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
Copos de plástico com canudos de plástico e salada ao fundo
1 de 1 Copos de plástico com canudos de plástico e salada ao fundo - Foto: istock

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT),  manteve a constitucionalidade da Lei Distrital nº 6.266/2019, que obrigou organizações públicas e privadas do DF a substituírem copos e canudos de plástico por produtos fabricados com materiais biodegradáveis.

O colegiado já havia negado pedido de medida cautelar, em maio de 2020, para suspensão dos efeitos da lei. Agora, com a decisão do mérito, o entendimento foi confirmado.

A Associação Brasileira da Indústria de Material Plástico (Abiplast) ajuizou ação direta de inconstitucionalidade, argumentando a existência de diversos vícios no processo de elaboração da lei distrital, como a violação de competência privativa da União para legislar sobre meio ambiente e o não atendimento aos fins sociais, ferindo o princípio da livre concorrência.

2 imagens
1 de 2

CLDF amplia tempo para uso de canudos e copos de plástico no DF

istock
2 de 2

Michael Melo/Metrópoles

No processo se manifestaram a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF); o governador Ibaneis Rocha (MDB); a Procuradoria-Geral do DF (PGDF) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Todos se pronunciaram pela legalidade da norma, solicitando a improcedência da ação.

Na oportunidade em que analisaram o pedido de liminar, os desembargadores não vislumbraram nenhuma violação de dispositivos da Constituição Federal.

A decisão do mérito seguiu a mesma linha. No voto do relator, adotado por praticamente todos os integrantes do Conselho Especial, todos os argumentos da autora foram afastados.

“Substituir copos e canudos plásticos por outros produzidos com materiais biodegradáveis, embora restrinja as opções de materiais passíveis de serem utilizados pelos estabelecimentos públicos e privados, reforça a promoção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações”, diz trecho da decisão.

“A defesa do meio ambiente pela vedação do uso de canudos e copos feitos de material plástico descartável não atinge o núcleo essencial do princípio da livre iniciava e concorrência. As empresas continuarão a exercer suas atividades comerciais, mas adstritas a produtos biodegradáveis. E a substituição de materiais é exigida somente quanto a copos e canudos, não quanto a todos os produtos utilizados nos estabelecimentos públicos e privados”, completa o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?