metropoles.com

Justiça mantém condenação de acusado de atropelar e matar amigo no DF

Militar do Exército morreu atropelado por Matheus de Lima Araruna. Réu havia ingerido bebida alcoólica e foi condenado por homicídio culposo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prédio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios
1 de 1 Prédio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça do Distrito Federal manteve a condenação de Matheus de Lima Araruna pelo homicídio culposo — não intencional — do militar do Exército Guilherme Soares de Sousa, em Brazlândia.

O crime ocorreu em janeiro de 2019, em Brazlândia, quando a vítima tinha 21 anos. Matheus e Guilherme eram amigos, e o acusado havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir e atropelar o militar.

O réu havia sido condenado em primeira instância. Porém, apesar de manter a prisão, a 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) reviu a decisão e, por unanimidade, reduziu o prazo definido para suspensão do direito de dirigir de Matheus de dois anos para dois meses.

O processo detalha que Matheus estava na companhia de Guilherme e de uma terceira pessoa. Depois de consumir bebida alcóolica com os amigos, o acusado assumiu a direção de um Fiat Tor, engatou a marcha à ré sem prestar atenção aos arredores e atropelou o amigo, que ficou preso contra uma parede.

A condenação por homicídio culposo resultou do entendimento de que Matheus não teve intenção de cometer o crime, mas agiu com imprudência, pois poderia prever as consequências da ação de ingerir bebida alcoólica e assumir a direção de um veículo.

À época, o teste de alcoolemia ao qual Matheus foi submetido apontou concentração de 0,64 ml de álcool por litro de ar alveolar. Valores acima de 0,33ml/L implicam pena criminal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?