metropoles.com

Justiça manda DF fornecer oxigênio domiciliar a pacientes da rede pública

Em julho, a empresa que fornecia o serviço rompeu com a Secretaria de Saúde, deixando doentes graves sem tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paciente em UTI
1 de 1 Paciente em UTI - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria de Saúde (SES-DF) terá que regularizar a prestação do serviço do Programa de Oxigenoterapia Domiciliar. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que confirmou liminar exigindo a obrigatoriedade. Cabe recurso.

Reportagem do Metrópoles mostrou que, em julho, a empresa que fornecia o serviço rompeu com a SES-DF, deixando pacientes com graves doenças pulmonares e que precisam do tratamento sem assistência em plena pandemia da Covid-19. Então, a Defensoria Pública do DF entrou com ação civil pública cobrando a regularização do programa.

Liminarmente, a Justiça determinou que a Administração Pública inclua no Oxigenoterapia Domiciliar todos os pacientes que atualmente aguardam na fila de espera e precisam ter garantido o equipamento adequado, o transporte de suas casas ao hospital e o suprimento de insumos.

Após o deferimento da liminar, o DF alegou que tem atuado de forma proativa no combate à pandemia do coronavírus e que não havia comprovação de que os pacientes hospitalizados estariam em situação de risco de contaminação.

Disse ainda que a desospitalização dos doentes depende da análise individual das condições clínicas e de moradia de cada paciente. Destacou, por fim, os limites de intervenção do Poder Judiciário nas políticas públicas de saúde.

Ao analisar o caso, o julgador destacou que a oxigenioterapia domiciliar é procedimento padronizado e consta da Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), como ação de serviço de atenção domiciliar primária.

O magistrado considerou que o serviço de oxigenoterapia domiciliar é um serviço público essencial indispensável para a vida digna dos contribuintes que dependem de ventilação não invasiva para sobreviver.

“Esse cenário probatório deixa claro a injustificada omissão administrativa no cumprimento do dever de assistência à saúde, o que consolida a necessidade de intervenção do Poder Judiciário para assegurar o mínimo existencial dos pacientes beneficiários e para fazer cessar a abusiva negligência da Administração”.

Procurada, a Secretaria de Saúde informa que existem dois processos em andamento para contratação de empresa de fornecimento de oxigenoterapia domiciliar (regular e emergencial). De acordo com a secretaria, esses processos seguem os ritos processuais previstos em lei, por isso, não há como definir prazos. A pasta esclarece que os 1,5 mil pacientes já contemplados não deixaram de ser assistidos e que os novos contratos irão priorizar os novos pacientes, em torno de 100, que aguardam o tratamento. Enquanto a contratação não é finalizada, esses pacientes seguem internados para que não haja prejuízos ao tratamento.
3 imagens
O sistema de saúde de Manaus está passando por um momento crítico
Grupo recebe o oxigênio domiciliar justamente para evitar ir a hospitais
1 de 3

Do ponto de vista do defensor público Ramiro Sant'ana, o tratamento de oxigenioterapia é fundamental durante a pandemia

2 de 3

O sistema de saúde de Manaus está passando por um momento crítico

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Grupo recebe o oxigênio domiciliar justamente para evitar ir a hospitais

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?