metropoles.com

Justiça intervém e DCE do UniCeub tem novo presidente

Fraude na votação motivou decisão da 3ª Vara Cível de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Memória EBC/Divulgação
uniceub
1 de 1 uniceub - Foto: Memória EBC/Divulgação

Pouco mais de um mês depois de reeleger o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), quem vai assumir o cargo é o concorrente que havia ficado em segundo lugar na votação inicial. Decisão da 3ª Vara Cível de Brasília determinou que Rafael Calixto de Souza assuma o posto. A Justiça considerou procedente o pedido da chapa Mova-se, e determinou que o UniCeub “entregue as chaves do Diretório Central dos Estudantes imediatamente”.

Por telefone, o advogado de Rafael Calixto, Gustavo Costa Bueno, explicou que a juíza Geisa Cavalcante acatou o argumento de que houve fraude nas eleições de 8 de abril deste ano. Segundo ele, foi provado que as urnas não tinham lacres, e a maioria dos estudantes do Campus I e II, ambos de Taguatinga, votou sem apresentar documento de identidade. O advogado esclareceu ainda que a outra chapa pode questionar a sentença, mas acha improvável que a Justiça reverta a decisão.

O novo presidente, Rafael Calixto, espera assumir o DCE já nesta terça-feira (17/5). “Os alunos foram muito prejudicados durante esse período”, explica. Já o agora deposto presidente Victor Vilela informou que a chapa Renovação Interativa vai recorrer. “Nós temos mais legitimidade. A votação foi democrática e tirar nossa chapa do poder é não respeitar o voto do aluno”, afirmou.

2 imagens
Victor Vilela
1 de 2

Pela quarta vez ele dirige a organização estudantil

Facebook/Reprodução
2 de 2

Victor Vilela

Facebook/Reprodução

 

Entenda o caso
Pouco antes da eleição para o DCE, a campanha já havia virado caso de polícia. Além da troca de agressões entre integrantes das chapas rivais, as acusações incluíam invasão de páginas na internet e difamação. Com a eleição de Victor Vilela, (vencedor com 1.141 votos contra 1.024 de Rafael Calixto), acreditou-se que tudo estava resolvido. No entanto, menos de 24 horas depois de o resultado ser confirmado oficialmente, Cibele Siqueira, integrante da comissão eleitoral, divulgou nota afirmando que os votos computados nos campus de Taguatinga haviam sido impugnados.

O comando do DCE não é cobiçado à toa. A entidade tem a prerrogativa de indicar 50 alunos para receberem bolsas integrais — em muitos cursos, as mensalidades chegam a custar mais de R$ 1 mil. No caso de medicina, por exemplo, o valor supera os R$ 6 mil. Quando a gestão é trocada, quem tinha direito ao benefício perde o benefício.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?