metropoles.com

Justiça do DF nega que animais apreendidos com sinais de maus-tratos voltem ao Le Cirque

Decisão judicial também decidiu multa de R$ 500 mil caso o Le Cirque tente retirar os animais do local em que estão abrigados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
girafas reproducao youtube
1 de 1 girafas reproducao youtube - Foto: Reprodução/YouTube

A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal negou o pedido do Le Cirque para que os 22 animais, apreendidos em 2008 com sinais de maus-tratos, sejam devolvidos ao circo. A decisão, proferida nesta quarta-feira (9/8), ainda arbitra uma multa de R$ 500 mil caso haja tentativa de retirar os bichos do local em que estão.

A sentença confirmou uma decisão liminar anterior que já havia negado a devolução dos animais. No total, são 1 hipopótamo, 2 girafas, 1 rinoceronte branco, 1 zebra, 2 camelos, 2 chimpanzés, 10 pôneis e 2 lhamas.

“Animais não são coisas. São seres vivos, que sentem dor e prazer, medo e satisfação, dentre outros sentimentos e sensações comuns também aos seres humanos. […] Onde, então, deverão ficar os animais resgatados dos maus-tratos a que eram submetidos pelos réus? Com certeza não será com os próprios réus, que já demonstraram sobejamente o propósito de restabelecer o mesmo tratamento inadequado de outrora.”, escreveu o juiz na decisão.

Advogada que atua no caso, Ana Paula Vasconcelos comentou que a decisão é um marco para a defesa dos direitos dos animais. “A sentença é histórica para o Direito Animal, pois reconhece os animais como sujeitos de direito deixando claro que, quando seus destinos estiverem sendo discutidos deve-se prevalecer o que melhor atender os seus interesses”, disse.

Relembre o caso

Os animais foram recolhidos em ação do Ibama junto à Polícia Civil do DF (PCDF) em 2008. Os bichos teriam apresentado, durante vistoria do Ibama, sinais de maus-tratos e exploração. Eles estavam em posse do Le Cirque, que os utilizava para apresentações de entretenimento.

Na época, a PCDF chegou a recolher alguns animais e voltou ao circo para recolher o restante. Porém, os bichos haviam sumido. Os donos resistiram a entegar os animais, fugiram e foram localizados no Mato Grosso dias depois.

Na ocasião, os animais foram encontrados em pequenos espaços com grilhões e correntes, sem alimentação adequada, em ambiente insalubre, os chimpanzés estavam com os dentes arrancados, os elefantes sendo transportados em carretas abertas, hipopótamos em água imunda dentre outras barbáries.

Em 2018, o Fórum Animal e outras ONGs apresentaram uma Ação Civil Pública pedindo que os animais não fossem devolvidos ao Le Cirque. Em 2019, em decisão liminar, a Justiça atendeu ao pedido e, nesta semana, confirmou a decisão.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?