metropoles.com

Justiça do DF desobriga avó de pagar pensão para netos de 24 anos

A defesa dos netos destacou, que, apesar de maiores de idade, os dois ainda estudam e não ingressaram no mercado de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay/Divulgação
mãos de idosa
1 de 1 mãos de idosa - Foto: Pixabay/Divulgação

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve sentença que desobriga avó de pagar pensão alimentícia a dois netos que completaram 24 anos de idade. Os netos alegam que, apesar de serem maiores de idade, ainda estudam e enfrentam dificuldades para ingresso no mercado de trabalho.

A avó paterna, há 18 anos, arca com os alimentos para os netos. O relator registrou que o direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau. “A possibilidade de a obrigação alimentar recair sobre os avós ocorre no caso em que houver comprovação da impossibilidade de os pais prestarem a verba alimentar destinada à mantença dos filhos”, explicou.

A justiça considerou que a demora na formação educacional dos réus, não pode ser suportada pela avó. Segundo o colegiado, o estímulo para a qualificação profissional não pode ser imposta aos pais de “forma eterna” e nem à avó, “cuja obrigação é subsidiária”, afirma.

Ainda, segundo a decisão, quando completados 24 anos e quando constatada a possibilidade de o descendente trabalhar e obter seu próprio sustento é exonerada o pedido de pensão alimentícia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?