metropoles.com

Justiça do DF condena quadrilha que furtava airbags de carros de luxo

Cinco homens acusados de fazer parte de uma organização criminosa que furtava os equipamentos foram alvos da PCDF no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
operação
1 de 1 operação - Foto: PCDF/Divulgação

A Justiça do Distrito Federal condenou cinco homens por associação criminosa para o roubo e venda de kits de airbags automotivos. De acordo com invetigação da Polícia Civil, entre janeiro de 2018 e setembro de 2020, foram registradas 138 ocorrências desse tipo de furto, na área central de Brasília, especialmente em veículos da marca Honda. O esquema foi descoberto por meio da Operação Último Suspiro.

De acordo com a denúncia, o grupo tinha um núcleo que arrombava carros e era composto por Alex Barbosa Viana, Clauber Pereira Simões e Waldir Silva de Araújo. Os outros dois integrantes — Luís Gustavo Borges Correia e William de Miranda Matias — receptavam os materiais e os comercializavam, respectivamente, tanto nos quiosques Lojinha.com e William Car, ambas localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, quanto pela internet, por meio de site de vendas, até para outros estados do Brasil.

Ainda de acordo com o MP, para burlar a investigação policial que já estava em curso, Luís Gustavo e William produziram notas fiscais falsas, para “esquentar” as mercadorias.

No dia 16 de agosto do ano passado, investigadores interceptaram um ônibus clandestino de transporte interestadual (Geralda Turismo) e encontraram, no bagageiro, três kits completos de airbags. A responsável pela empresa declarou que, há muitos anos, transportava peças automotivas para São Paulo a mando de Luís Gustavo.

O réu Luís Gustavo foi condenado a 12 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado, e multa, pelos crimes de associação criminosa, receptação qualificada e falsidade ideológica, além de ter sido mantida a prisão preventiva, por ser reincidente.

Pelos mesmos crimes, William Matias foi condenado à pena de a oito anos e sete meses de reclusão e multa, em regime semiaberto, devido a ser réu primário e com bons antecedentes.

Ele também teve sua prisão preventiva revogada e poderá aguardar o trânsito em julgado em liberdade.

Por receptação, associação criminosa e adulteração de identificador de veículos, Alex Viana cumprirá pena de 10 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, e Clauber Pereira Simões, de nove anos e oito meses. Waldir Silva de Araújo foi condenado apenas por associação criminosa, a dois anos de prisão, em regime inicial fechado, com manutenção da prisão preventiva.

Operação da PCDF
Em outubro do ano passado, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou uma operação para desarticular organização criminosa especializada em furtos de airbags de veículos de luxo. Os dispositivos de segurança eram destinados a lojas de revenda de autopeças localizadas, no setor H Norte, em Taguatinga. A Operação Último Suspiro cumpriu, na ocasião, cinco mandados de prisão preventiva, uma temporária e 16 de busca e apreensão.

As apurações da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri) apontaram que o criminosos descobriram nos acessórios um rentável nicho de lucratividade e passaram a investir no furto e roubo das peças para revendê-las. Trabalho de inteligência desenvolvido pela unidade especializada mapeou, entre janeiro de 2019 e outubro de 2020, cerca de 130 ocorrências policiais registrando o furto ou roubo dos airbags.

As investigações duraram cerca de um ano e dezenas de perícias foram feitas, mas nenhuma conseguiu apontar os autores. Somente com o monitoramento dos receptadores – lojistas do setor de autopeças – foi possível desvendar quem seriam os responsáveis por tantos furtos.

Com informações do MPDFT

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?