metropoles.com

Justiça do DF concede liberdade para mulher de Durval Barbosa

A Justiça atendeu ao pedido da defesa de Fernanda Gabriela de Jesus Souza. Ela estava presa por esfaquear o delator da Caixa de Pandora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Durval Barbosa e sua esposa
1 de 1 Imagem colorida de Durval Barbosa e sua esposa - Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) concedeu liberdade para Fernanda Gabriela de Jesus Souza, 26 anos. A mulher é casada com o delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa Rodrigues, 70, e estava presa por esfaqueá-lo em setembro do ano passado.

Em outubro do ano passado, a Justiça do DF aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público e tornou Fernanda ré por tentativa de homicídio do marido. Em janeiro deste ano, a Justiça havia negado um pedido de liberdade feito pela defesa dela. Porém, nesta terça-feira (25/4), a juíza Nayrene Souza aceitou um novo pedido da defesa de Fernanda.

A mulher foi liberada na própria terça e deve cumprir medidas cautelares enquanto estiver em liberdade. Fernanda está proibida de frequentar a residência de Durval; proibida de manter contato com ele; e deve prestar informação bimestral ao juízo a respeito das suas atividades, inclusive, sobre os tratamentos ambulatoriais e médicos que estiver recebendo a partir de 26 de junho de 2023.

Caso ela descumpra alguma das medidas, pode voltar a ser presa.

Relembre o caso

Delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa Rodrigues  foi esfaqueado dentro de casa na 114 Sul. Ele foi atingido no abdômen com um golpe desferido pela esposa, Fernanda Barbosa, 26. A suspeita foi ouvida na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) e passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). A jovem foi autuada por tentativa de homicídio e acabou transferida para a carceragem da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A mulher apresenta lesões compatíveis com as de agressões físicas. De acordo com a Polícia Militar do DF, uma guarnição foi acionada para atender ocorrência de violência doméstica, e quando os PMs chegaram ao local, viram Durval sangrando após levar uma facada no abdômen.

Aos militares Fernanda disse que o marido e ela começaram a brigar, e, para se defender, teria desferido o golpe com a arma branca. Durval foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Sobre Durval

Ex-delegado da Polícia Civil do DF (PCDF) e ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal (GDF) da gestão de José Roberto Arruda (PL), Durval foi delator do esquema que resultou na Operação Caixa de Pandora, também conhecido como Mensalão do DEM.

Ele foi pioneiro no instituto da delação premiada. Na época, gravou políticos em situações comprometedores. O material revelou o maior esquema de corrupção já conhecido do Distrito Federal. Em um dos vídeos mais emblemáticos, Arruda aparece recebendo das mãos de Durval um pacote de dinheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?