metropoles.com

Vídeo com meme de Hitler polemiza campanha da OAB no DF

Montagem apócrifa circula pelo Whatsapp. Alvo do ataque, Paulo Roque acionará Comissão Eleitoral e pedirá investigação da polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Whatsapp
hitler
1 de 1 hitler - Foto: Reprodução/Whatsapp

A campanha pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) está cada vez mais acirrada. Começou a circular pelo Whatsapp dos advogados brasilienses uma montagem com o clássico meme que usa trecho do filme alemão “A Queda”, sobre as últimas horas de Adolf Hitler. Desta vez, o candidato Paulo Roque, da chapa OAB Independente, é quem está no papel do ditador nazista.

Os dois opositores de Roque negaram envolvimento com a publicação. Nas redes sociais, Délio Lins e Silva (OAB Pró-Advogado) e Juliano Costa Couto (Somos Mais Ordem) criticaram a montagem e afirmaram que ela prejudica o debate eleitoral.

Daniel Ferreira/Metrópoles
O candidato à OAB/DF Paulo Roque

Alvo dos ataques, Paulo Roque classificou a sátira como “jogo baixo” e afirmou que entrará com uma representação formal junto à Comissão Eleitoral. Ele também pedirá a abertura de um inquérito policial. No vídeo, Roque é acusado de manipular pesquisas e de mentir sobre a proposta de gastar apenas R$ 65 mil durante sua campanha.

É um absurdo e um desrespeito com toda minha história de vida. A advocacia é o baluarte da defesa da dignidade. Qual é o sentido de receber na campanha da Ordem um ataque desses? É só porque estamos tendo chance de ganhar?

Paulo Roque, candidato da chapa OAB Independente

O candidato atacado desconfia que a montagem foi feita por profissionais. “Não é coisa de amador. Essa pessoa se esconde covardemente no anonimato da rede. Mas pedi a meus colaboradores e militantes que não respondam a esses ataques. A cada um deles, nós vamos revidar com propostas”, afirmou.

Assista ao vídeo:

Daniel Ferreira/Metrópoles
O candidato Juliano Costa Couto, da chapa Somos Mais Ordem

Repúdio
Na opinião de Juliano Costa Couto, a montagem é “absolutamente inconveniente” às eleições. “Eu não tenho nenhuma participação neste vídeo, não tenho razão nenhuma para fazê-lo. Paulo Roque é meu amigo e tenho profundo respeito por ele. Nunca ataquei o professor Paulo Roque e nunca o farei”, ressaltou o candidato à sucessão de Ibaneis Rocha, atual presidente da entidade.

Juliano fez questão de lembrar que, no último debate à presidência da OAB/DF, o candidato Délio Lins e Silva fez críticas às propostas de Paulo Roque. “Quem atacou foi o Délio. Primeiro, dizendo ‘a chapa que se diz nova não é nova’, em referência a eles. E, depois, mencionando a proposta da redução da anuidade, dizendo que ela tinha sido copiada por outro candidato.”

Daniel Ferreira/Metrópoles
O candidato Délio Lins e Silva, da chapa OAB Pró-Advogado

O concorrente Délio Lins e Silva afirmou que a veiculação da montagem “é prejudicial para todos, além de ser de mau gosto e irresponsável”. “Acho covardia negar a autoria de uma mensagem como essa. Isso pode ter repercussão mundial. Imagina se uma pessoa recebe no grupo sem ser advogada, o que vai pensar da campanha da OAB? Ainda mais se tiver alguma relação com esse período histórico lamentável?”

Segundo ele, todas as suas falas durante o debate foram relacionadas a ideias: “Não ataquei ninguém. O que eu falei do Paulo Roque era que nossa plataforma era tão boa, que ele nos copiou na proposta da anuidade. E continuo dizendo”. Délio afirmou também que todo conteúdo produzido por sua equipe é assinado. “Em nenhum momento da campanha jogamos baixo e vamos continuar assim”, reiterou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?