metropoles.com

TRE dá prosseguimento a ação contra Ibaneis: “Merece análise objetiva”

O relator, Waldir Leôncio, determinou a intimação das partes e do MPE para apresentarem alegações finais em dois dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), 16/08/2016FachadasLocal: Setor de Autarquias Sul e Tribunal Regional Eleitoral do DFFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 16/08/2016FachadasLocal: Setor de Autarquias Sul e Tribunal Regional Eleitoral do DFFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu prosseguimento ao processo no qual o governador, Ibaneis Rocha (MDB), é acusado de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Na terça-feira (2/4), o relator, desembargador Waldir Leôncio, abriu portas para as alegações finais e assinalou que “a matéria merece análise objetiva”.

As ações de investigação judicial eleitoral ajuizadas contra Ibaneis – reunidas pelo TRE-DF em um só volume – têm como base vídeo gravado durante a campanha eleitoral de 2018 no qual o emedebista prometeu reconstruir casas derrubadas pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) com o próprio dinheiro.

Uma das alegações da defesa é de que as imagens foram editadas. O relator, entretanto, pontuou que não há pedido para realização de perícia técnica visando verificar existência ou não de manipulação. “Inexistem indícios de edição do vídeo e a matéria merece análise objetiva, haja vista que a fala do representado [Ibaneis] foi por ele admitida e reiterada nas diversas entrevistas e debates concedidos após o ocorrido”, completou.

O desembargador determinou a intimação das partes e do Ministério Público Eleitoral (MPE) para apresentarem alegações finais em prazo de dois dias.

Na decisão dessa terça, Leôncio negou pedido dos autores para oficiar: a Agefis, a fim de apresentar relação de todas as pessoas que tiveram casas derrubadas; o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), para apresentar audiência média dos programas e debates que se relacionam com os fatos apontados; e as empresas de telecomunicações que produziram entrevistas e debates, para enviarem respectivas gravações completas. A intenção era produzir provas com essas informações.

TRE-DF dá prosseguimento a processo contra Ibaneis by Metropoles on Scribd

No entendimento do desembargador, na ação de investigação, “o que interessa é a gravidade das circunstâncias que caracterizam o fato tido como ilícito, e não a potencialidade, assuntos que serão devidamente tratados na análise do mérito”.

O caso foi denunciado à Justiça pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e Fátima Sousa – ambos concorreram ao cargo de chefe do Executivo local em 2018. Eles entraram com processos distintos, que acabaram reunidos por despacho do tribunal.

Confira o vídeo citado:

 

A defesa fala
Ao Metrópoles, o advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, enviou nota na qual afirma que a fase probatória chegou ao fim e os autores “não apresentaram nenhum elemento adicional que, no conjunto, fosse capaz de configurar a prática de ilícito”.

“O candidato foi eleito com quase 70% dos votos e o DF vem sendo administrado pelo governador escolhido pela população. Eventual reversão do resultado das urnas, neste caso, violaria a lei e, obviamente, representaria severo prejuízo à população, pois traria descontinuidade de serviços públicos, nas áreas de saúde, segurança e outras”, argumentou.

O defensor sustenta, ainda, que o vídeo não demanda perícia porque “é incontroverso e não representa todo o conteúdo da fala”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?