metropoles.com

TJDFT: universitária de outro estado tem direito a vaga de cotas

Estudante de Minas Gerais conseguiu assegurar matrícula na Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GDF/Divulgação
Escs
1 de 1 Escs - Foto: GDF/Divulgação

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou, por unanimidade, decisão de primeira instância que concedeu a uma estudante de Minas Gerais direito à vaga na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) pelo sistema de cotas, restrito a alunos oriundos de escolas públicas do DF.

A autora entrou com mandado de segurança, com pedido de liminar, contra ato do diretor geral da ESCS, do presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e do Distrito Federal, com vistas a garantir sua matrícula no curso de medicina pelo sistema de cotas, conforme Lei Distrital n° 3.361/2004.

Nos autos, a estudante relata que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com a pontuação obtida, inscreveu-se na ESCS, onde obteve a oitava colocação das 32 vagas disponibilizadas para o programa cotista.

No ato da matrícula, teve seu pedido negado, sob a alegação de que as cotas previstas pela lei são para alunos de escolas públicas do DF e a candidata havia cursado o ensino fundamental, por dois anos, na rede pública do estado de Minas Gerais.

O colegiado, por sua vez, entendeu que o fundamento da norma é a hipossuficiência econômica dos estudantes, de forma a facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às instituições públicas de nível superior, como foi demonstrado pela estudante aprovada para o curso de medicina.

“Se o intuito da norma é promover a igualdade social, através do sistema de cotas, mostra-se incompatível a restrição do benefício apenas a alunos que frequentaram ensino fundamental ou médio no sistema público de educação do Distrito Federal”, ponderou o relator do caso.

Assim, os desembargadores concluíram que a estudante faz jus à referida vaga do programa de cotas, observada a ordem classificatória, e mantiveram a sentença, por unanimidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?