metropoles.com

TJDFT mantém penhora de imóvel da ex-mulher de Benício Tavares

Cândida Maria, Benício e outro réu foram condenados por desvio de recursos públicos destinados à Associação dos Deficientes Físicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada TJDFT
1 de 1 Fachada TJDFT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A desembargadora da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve penhora sobre imóvel considerado bem de família de Cândida Maria Abelha Peixoto, ex-mulher do ex-distrital Benício Tavares.

A decisão se refere a uma ação de improbidade administrativa oferecida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 1996, contra Benício e Cândida Maria, além de Sirlei de Campos Ribeiro.

O processo apurou desvios de recursos públicos destinados à reforma da Associação dos Deficientes Físicos de Brasília (ADFB), na época presidida por Benício Tavares.

Em maio de 2012, a juíza condenou os réus. A sentença transitou em julgado e, em agosto de 2017, o MPDFT ingressou com o cumprimento da determinação judicial, cobrando o pagamento, de forma solidária, dos valores desviados, o que corresponde atualmente a R$ 314.347,53.

Dessa forma, os bens dos réus foram tornados indisponíveis. A defesa de Cândida recorreu e alegou que o apartamento penhorado é o único imóvel dela e, portanto, estaria protegido legalmente como bem de família. O argumento, contudo, não foi acatado pela Justiça.

Em 2006, Cândida disputou uma vaga de deputada distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal, mas obteve apenas 1.912 votos e não foi eleita. Em 2011, o mandato do distrital Benício Tavares foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por suspeita de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. (Com informações do TJDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?