metropoles.com

TJDFT manda Terracap concluir etapas do Noroeste e Parque Burle Marx

Desembargador deu 180 dias para que o órgão termine as obras e serviços urbanísticos. Acordo para os trabalhos foi firmado pelo GDF em 2013

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
noroeste
1 de 1 noroeste - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou, por meio de liminar expedida na segunda-feira (4/2), que a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) conclua obras e serviços urbanísticos nas Etapas I, II e no Parque Burle Marx, no Noroeste, em 180 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O órgão se comprometeu a fazer os trabalhos em um Termo de Compromisso assinado em 29 de novembro de 2013 pelo então governador, Agnelo Queiroz (PT), e o presidente da Terracap à época, Abdon Henrique de Araújo.

A ação apreciada pelo desembargador James Eduardo Oliveira foi movida pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF(Ademi-DF), Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e Associação dos Moradores do Setor Noroeste (Amonor).

Para o magistrado, o “inadimplemento da ré afeta as incorporações imobiliárias, empece a conclusão das edificações e repercute gravemente nos contratos celebrados com os consumidores, de maneira que o risco de dano resultante dessa reticência obrigacional é irrefutável”.

Os advogados da Ademi-DF e da Amonor-DF no processo, Andréia Moraes de Oliveira Mourão e Hildegardo Santos Araújo Neto, reiteraram que a infraestrutura urbana prometida para o Noroeste ainda é “bastante deficitária e até mesmo inexistente em algumas quadras da Etapa II”. “Nesse local não foram implantados até hoje vários equipamentos urbanos, a exemplo de pavimentação asfáltica, iluminação pública e sistemas de drenagem pluvial”.

Nesta semana, o GDF começou a colocar cercas na área da reserva ambiental.

Outra decisão
Não é a primeira vez que o assunto chega à Justiça. Em 2016, as entidades promoveram ação de cumprimento de obrigação e o juiz José Rodrigues Chaveiro Filho determinou a conclusão dos serviços e obras de implantação do Parque Burle Marx e da Etapa I no prazo máximo de 180 dias sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Como o prazo para a Etapa II não havia expirado à época, o juiz entendeu não existir obrigação para a determinação. As entidades, então, recorreram da decisão e conseguiram a liminar em segunda instância, que aumentou o valor da multa em caso de descumprimento.

O acordo
O GDF se comprometeu, há cinco anos, com as entidades representativas dos residentes e das empresas a fazer pavimentação, saneamento, reservatório de água potável, iluminação pública, energização predial e drenagem de águas pluviais e urbanização referente à Etapa I, até junho de 2014, e à Etapa II, até 48 meses a partir da licitação dos imóveis.

Agnelo e Abdon também afirmaram, no Termo de Compromisso, que concluiria a implantação do Parque Burle Marx em dezembro de 2014.

A Terracap não retornou contato da reportagem até a última atualização desta matéria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?