metropoles.com

TJDFT: embriaguez pode ser comprovada mesmo sem bafômetro

Decisão ocorre após defesa de um motorista alcoolizado questionar o fato de o condutor não ter feito o exame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Detran/Divulgação
imagem colorida do aparelho de bafômetro
1 de 1 imagem colorida do aparelho de bafômetro - Foto: Detran/Divulgação

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou provimento a recurso apresentado pela defesa de um motorista condenado a 2 anos, 10 meses e 25 dias de detenção por dirigir alcoolizado, com habilitação suspensa, e ainda ameaçar e desacatar policias. A decisão foi unânime.

O condutor havia sido condenado à sentença na 1ª instância. Ele teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 6 meses. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o acusado foi abordado em uma via pública de Ceilândia. Na oportunidade, foi constatado pelos agentes de trânsito que ele apresentava sinais de embriaguez.

Conforme relataram à Justiça, os agentes atestaram que o motorista “exalava odor etílico, tinha fala desconexa, apresentava olhos avermelhados e agressividade”. Eles também verificaram que o condutor tinha a carteira de habilitação suspensa. Inconformado com a autuação, o denunciado teria desacatado e ameaçado os agentes que o abordaram.

Contra a condenação em 1ª instância, o condutor interpôs recurso no qual alegou ter sido submetido ao teste do bafômetro e que não haveria, portanto, provas suficientes para sustentar a acusação.

Contudo, os desembargadores da 3ª Turma Criminal entenderam que a sentença deveria ser mantida, uma vez que o teste do bafômetro “pode ser dispensado caso haja outros meios de prova”. No caso julgado, o próprio réu confessou ter ingerido bebida alcoólica, quando deu seu depoimento em juízo.

Com informações do TJDFT

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?