metropoles.com

TJ indica lista tríplice do MPDFT para vaga de desembargador

Os procuradores José Firmo Reis Soub, Diaulas Costa Ribeiro e Vitor Fernandes Gonçalves disputam vaga do quinto constitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios definiu, em sessão realizada nesta terça-feira (28/8), conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Mario Machado, os três membros do Ministério Público do DF (MPDFT) para compor a lista tríplice para vaga de desembargador do tribunal. A vaga do MP foi oriunda da Lei nº 13.264/2016, que transformou dez cargos vagos de juiz de Direito em oito cargos de desembargador e em um cargo de juiz substituto do 2º grau.

A escolha da lista tríplice obedece ao artigo 94 da Constituição Federal, que estabelece que 1/5 dos lugares do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (quinto constitucional) deve ser composto por membros do Ministério Público do DF e por advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes. O TJDFT ainda aguarda a lista sêxtupla a ser enviada pela OAB-DF, uma vez que ainda há uma vaga destinada à instituição.

A partir da definição da lista tríplice, o TJDFT encaminhará os nomes para o chefe do Poder Executivo, Presidente Michel Temer, a quem compete a escolha final. De acordo com o parágrafo único do artigo 94 da Constituição Federal, tal escolha ocorre em 20 dias: “Recebidas as indicações, o tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subsequentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação”.

Confira abaixo o currículo dos procuradores eleitos pelo TJDFT para a lista tríplice:

Procurador José Firmo Reis Soub – Graduado em direito pelo UniCeub-DF e com pós-graduação em direito público. Ingressou no MPDFT por concurso público em 1984, onde ocupou o cargo de vice-procurador-Geral, tendo sido, ainda, procurador-geral interino da instituição, vice-presidente do Conselho Superior Ministério Público do DF e Territórios. Em 29 de agosto de 2014, teve o nome incluído na lista tríplice para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Procurador Diaulas Costa Ribeiro – Conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público, doutor em Direito e Pós-Doutor em Direito e Medicina, Diretor do Curso de Direito, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado), Professor do Curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília, Doutor em Ciências Jurídico-Criminais – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Pós-Doutor em Direito e Bioética Médica – Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Medicina, e Membro Titular da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica do CFM.

Procurador Vitor Fernandes Gonçalves – Graduação em Direito pela Universidade de Brasília com área de concentração em Direito Financeiro-Tributário (1987), especialista em Direito do Trabalho pelo CESAPE/CEUB, mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa (2002). Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. (Com informações do TJDFT)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?