metropoles.com

TJ declara ilegal norma que permitia servidores atuarem no magistério

Autor do processo, o Ministério Público apontou que a lei tem vício de iniciativa ao mudar regime dos funcionários públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES
Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES

A lei que permitia a todo funcionário público com formação em nível superior atuar como professor foi declarada inconstitucional pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) nessa terça-feira (29/1). A norma estabelecia a atividade de docência no ensino superior como função inerente a todas as carreiras.

Editada pela Câmara Legislativa (CLDF), a Lei Complementar n° 945/2018 tornou-se alvo de ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em setembro de 2018. O órgão apontou vício de iniciativa porque a norma altera regime dos servidores, um assunto de competência do governador.

A lei também promove, segundo o MPDFT, desvio de função dos funcionários públicos ao permitir que eles exerçam regularmente atribuições próprias de magistério sem se submeterem à aprovação em concurso público.

Ao Conselho Especial, a vice-procuradora de Justiça, Selma Sauerbronn, lembrou que lei semelhante, a qual permitia o exercício do magistério público por professores escolhidos em processo seletivo interno, também foi julgada inconstitucional. Para a representante do MPDFT, tais normas “burlam a previsão do concurso para provimento de cargo efetivo, que é uma exigência constitucional, e incentivam o desvio de função no funcionalismo público”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?