metropoles.com

STF envia mais um inquérito contra Rôney Nemer à primeira instância

Processo foi instaurado para investigar suposta prática de crime de dispensa ilegal de licitação quando o parlamentar estava na CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux enviou à primeira instância, nesta terça-feira (22/5), mais um inquérito contra o deputado federal Rôney Nemer (PP-DF). O processo foi instaurado para investigar suposta prática de crime de dispensa ilegal de licitação quando o parlamentar ainda ocupava cadeira na Câmara Legislativa (CLDF).

Em 3 de maio, o STF restringiu o foro privilegiado para deputados federais e senadores. O Supremo entendeu que a prerrogativa só pode ser aplicada em casos de delitos supostamente cometidos por parlamentares durante o mandato ou relacionados à atividade legislativa.

Caixa de Pandora
No último dia 10, outro processo contra Rôney Nemer foi rebaixado: a ação penal no âmbito da Operação Caixa de Pandora. Nemer tornou-se réu após ser citado em ligações interceptadas pela Polícia Federal (PF) como um dos deputados distritais supostamente beneficiados pelo esquema de corrupção no governo de José Roberto Arruda (PR).

O nome de Nemer surgiu em conversa gravada pela PF entre o então governador, Durval Barbosa, e José Geraldo Maciel, secretário-chefe da Casa Civil à época, quando o parlamentar cumpria mandato de distrital. Ele nega qualquer envolvimento com o esquema.

Na esfera cível, Rôney Nemer foi condenado por improbidade administrativa em segunda instância. Isso, por enquanto, o impede de concorrer nas eleições deste ano. O parlamentar recorreu e aguarda análise do caso.

Em nota, Rôney Nemer declarou acreditar e confiar na Justiça, “independentemente de qual seja a instância”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?