metropoles.com

STF envia à 1ª instância processo contra Izalci, pré-candidato ao GDF

O inquérito investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos no âmbito do Programa de Inclusão Digital – DF Digital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Violatti/Especial para o Metrópoles
Izalci Lucas
1 de 1 Izalci Lucas - Foto: André Violatti/Especial para o Metrópoles

No mesmo dia em que o deputado federal e presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas, foi lançado como pré-candidato a governador do Distrito Federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin encaminhou à primeira instância, nesta sexta-feira (18/5), um processo contra o parlamentar.

O inquérito investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos no âmbito do Programa de Inclusão Digital – DF Digital, implantado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF).

O possível envolvimento do parlamentar no conchavo foi apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) a partir de indícios encontrados no computador de Reginaldo Silva Pereira Filho, ex-dirigente da Fundação Gonçalves Lêdo (FGL) e investigado na Operação Firewall, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), da Polícia Civil do DF.

Izalci Lucas foi secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal entre 2007 e 2010, no governo de José Roberto Arruda. O equipamento foi apreendido durante a operação.

A declinação de competência sobre o processo ocorre após decisão do STF de restringir o foro por prerrogativa de função a crimes ocorridos durante o mandato parlamentar e relacionados à atividade exercida.

Operação Firewall
A Operação Firewall investigou, em 2012, a relação entre a FGL e o Governo do Distrito Federal (GDF). De acordo com a Polícia Civil, o esquema teria começado em 2009, quando foi firmado um acordo sem licitação entre a fundação e a FAP/DF, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O contrato previa o repasse de R$ 135 milhões para a FGL em cinco anos, e o desvio teria sido de R$ 30 milhões.

Izalci nega quaisquer irregularidades. Ao Metrópoles, o deputado federal declarou estar feliz pelo encaminhamento à primeira instância, pois terá a “oportunidade de mostrar que não tivemos nada com isso”. O parlamentar afirmou não ter sido o gestor do projeto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?