metropoles.com

STF barra HCs de médicos acusados de integrar Máfia das Próteses

Decisão é do ministro Luiz Fux. Pedidos foram feitos pelas defesas de Antonio Márcio Catingueiro Cruz e Johnny Wesley Gonçalves Martins

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou habeas corpus aos médicos Johnny Wesley Gonçalves Martins e Antonio Márcio Catingueiro Cruz, presos preventivamente e acusados de fazerem parte da Máfia das Próteses, no Distrito Federal.

As defesas de Cantingueiro e Johnny Wesley recorreram à Corte contra decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negaram os pedidos de liberdade. Para o ministro Fux, não há nos casos flagrante ilegalidade que justifique a concessão de habeas corpus.

Ainda de acordo com o relator do processo, como o STJ ainda não julgou o mérito dos habeas corpus na Corte, qualquer antecipação do Supremo implicaria “indevida supressão de instância”. Por isso, seria necessário aguardar o fim da tramitação dos pedidos para, se for o caso, a defesa interpor o recurso cabível.⁠⁠⁠⁠

Réus por organização criminosa
Em 23 de setembro, Johnny Wesley se tornou réu, ao lado de outros 16 acusados de integrar a Máfia das Próteses. Todos foram denunciados pelo MPDFT por organização criminosa. A pena é de três a oito anos de prisão e multa. Johnny Wesley, entretanto, pode ter a punição agravada porque é acusado de ser um dos mentores do esquema.

Embora o neurocirurgião Johnny Wesley Gonçalves Martins tenha negado a participação na Máfia das Próteses, o médico é apontado por três representantes comerciais da TM Medical, empresa que fornece órteses e próteses e tem como sócio oculto Johnny Wesley, como o cabeça do esquema criminoso desvendado pela Operação Mr. Hyde em setembro do ano passado.

Em delação premiada homologada pela Justiça, Danielle Beserra de Oliveira, Rosângela Silva de Sousa e Sammer Oliveira Santos, funcionárias da empresa, não só confirmaram a existência do esquema como a participação incisiva do médico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?