metropoles.com

Samu e CBMDF não podem levar pacientes à rede privada, diz Justiça

Segundo entendimento do TJDFT, lei aprovada na CLDF em 2016 é inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
samu hospital brasilia
1 de 1 samu hospital brasilia - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiram, por unanimidade, que é inconstitucional a Lei Distrital n° 5.750/2016, a qual regulamentou a transferência de pacientes em atendimento emergencial, tanto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quanto pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF), para hospitais particulares.

A ação foi ajuizada pelo Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas. Os autores alegaram que a lei é inconstitucional do ponto de vista formal, pois teve iniciativa parlamentar, quando a atribuição é reservada ao governador.

Além disso, o sindicato apontou a ocorrência de vício material, que implicaria em violação à livre iniciativa e autonomia dos hospitais particulares, ao dever estatal de prestar assistência à saúde, bem como em violação aos princípios da propriedade privada e da separação e harmonia dos Poderes.

A norma, conforme o entendimento dos magistrados que compõem o Conselho Especial, impôs a todas as instituições de saúde, públicas e privadas, a obrigação de prestar atendimento emergencial sem informar a fonte pagadora nem permitir ao paciente a realização da triagem realizada pela Secretaria de Saúde.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) manifestou-se, preliminarmente, pela incompetência do Conselho Especial do TJDFT para julgar o caso, e defendeu a legalidade da norma. O Poder Executivo, que já havia vetado a lei, a Procuradoria-Geral do DF e o Ministério Público manifestaram-se pela declaração de inconstitucionalidade da Lei Distrital n° 5.750/2016. (Com informações do TJDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?