metropoles.com

Raquel Dodge pede que STF ouça Temer sobre propina no Porto de Santos

Procuradora-geral da República fixa prazo de 60 dias para concluir investigação que envolve presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou que o presidente Michel Temer preste depoimento no inquérito que apura suspeitas de irregularidades envolvendo favorecimento à empresa Rodrimar, que opera no Porto de Santos (SP). Essa é uma das primeiras manifestações de Dodge envolvendo o peemedebista.

O pedido foi enviado na última sexta-feira (29/9) ao gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) do inquérito e a quem cabe autorizar o depoimento. Entre outras medidas, Dodge requer a concessão de prazo de 60 dias para a conclusão do inquérito.

No total, a nova PGR solicita a realização de sete diligências, que serão tocadas pela Polícia Federal. Nomeada ao cargo de PGR pelo próprio Temer, Dodge afasta, com esses pedidos, as suspeitas de que poderia aliviar as investigações contra o presidente.

Confira a íntegra do documento

Petição Procuradoria-Geral da República by Metropoles on Scribd

A suposição é de que Temer recebeu propina pela edição, neste ano, de um decreto que teria beneficiado a empresa. A defesa de Temer e a Rodrimar negam e dizem que a norma foi fruto de amplo debate e atendeu todo o setor.

A investigação foi pedida em junho pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base na delação de executivos da J&F. Em conversa telefônica entre Temer e Rocha Loures, os dois discutem sobre o decreto, publicado em maio deste ano.

Oitivas
A diligência tem como alvo o presidente Temer, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, além de Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, executivos da Rodrimar, empresa concessionária no Porto de Santos. A PGR também pede a oitiva do diretor da J&F Ricardo Saud. Ao todo, nove pessoas deverão ser ouvidas, caso Barroso autorize a medida.

No documento, Dodge Raquel Dodge solicitou ainda acesso ao registro de doações eleitorais feitas pela Rodrimar S.A., empresas do mesmo grupo econômico e seus sócios para Michel Temer, o PMDB nacional e o PMDB regional de São Paulo nas eleições de 2014 e 2016.

Também pediu os registros de entrada no Palácio do Planalto, ao longo deste ano, de Ricardo Mesquita, Celso Grecco, Edgar Safdie, Coronel João Batista Lima Filho e José Yunes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?