metropoles.com

Polícia investiga autoria de vídeo que compara candidato da OAB no DF a Hitler

Montagem contra candidato Paulo Roque começou a circular em grupos do WhatsApp da advocacia brasiliense no último fim de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/OAB-DF
sede_oabdf-divulgacao1
1 de 1 sede_oabdf-divulgacao1 - Foto: Divulgação/OAB-DF

Em conversa com o candidato à Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) Paulo Roque, o diretor-adjunto da Polícia Civil, Anderson Spíndola, afirmou que a corporação dará prioridade às investigações acerca da autoria do vídeo que tem circulado desde o último fim de semana contra a chapa OAB Independente.

A montagem é uma adaptação do clássico meme que usa trecho do filme alemão “A Queda”, sobre as últimas horas de Adolf Hitler. Desta vez, o candidato Paulo Roque, da chapa OAB Independente, é quem está no papel do ditador nazista, acusado de manipular pesquisas e de mentir sobre a proposta de gastar apenas R$ 65 mil durante a campanha.

Conforme antecipado pelo Metrópoles no sábado, Paulo Roque protocolou uma notícia-crime e pediu a abertura de um inquérito policial. Os dois opositores do candidato, Délio Lins e Silva e Juliano Costa Couto, negaram envolvimento com a produção do material e criticaram o conteúdo veiculado. De acordo com a polícia, seria possível rastrear o celular do qual a mensagem foi enviada originalmente.

Daniel Ferreira/Metrópoles
O candidato Paulo Roque, da chapa OAB Independente

“A polícia afirmou que fará todo o esforço para concluir a investigação antes das eleições, em 16 de novembro. Da parte da Ordem Independente, entregamos o problema nas mãos de quem é de direito”, disse Roque, após a reunião com Spíndola.

O candidato diz desconfiar que a montagem tenha sido feita por profissionais. “Não é coisa de amador. Essa pessoa se esconde covardemente no anonimato da rede. Mas pedi a meus colaboradores e militantes que não respondam a esses ataques. A cada um deles, nós vamos revidar com propostas”, afirmou.

Oposição

Daniel Ferreira/Metrópoles
O candidato Juliano Costa Couto, da chapa Somos Mais Ordem

À frente da chapa Somos Mais Ordem, Juliano Costa Couto afirmou não ter nenhuma participação no vídeo. “Não tenho razão nenhuma para fazê-lo. Paulo Roque é meu amigo e tenho profundo respeito por ele. Nunca ataquei o professor Paulo Roque e nunca o farei”, ressaltou o candidato à sucessão de Ibaneis Rocha, atual presidente da entidade.

Daniel Ferreira/Metrópoles
O candidato Délio Lins e Silva, da chapa OAB Pró-Advogado

O concorrente Délio Lins e Silva, do grupo OAB Pró-Advogado, também criticou os ataques ao rival. “É prejudicial para todos, além de ser de mau gosto e irresponsável. Acho covardia negar a autoria de uma mensagem como essa. Isso pode ter repercussão mundial. Imagina se uma pessoa recebe no grupo sem ser advogada, o que vai pensar da campanha da OAB?”, questionou o herdeiro político do ex-presidente da entidade Francisco Caputo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?