metropoles.com

PGR questiona lei que garante autonomia da Polícia Civil do DF

Augusto Aras pede que lei 837/1994 seja declarada inconstitucional por violar a Constituição de 1988

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
pgr mpu
1 de 1 pgr mpu - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Augusto Aras, procurador-geral da República, apresentou nesta terça-feira (24/11) ação de inconstitucionalidade contra a Lei 837/1994. A lei, em vigor há 26 anos, assegura a autonomia administrativa e financeira da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

De acordo com a ação do procurador-geral, a legislação em vigor desde 1994 viola a Constituição Federal, e ele pede que a Suprema Corte declare a inconstitucionalidade da lei. Parte dos artigos 21, 24 e 144 estabelece que a União possui autoridade exclusiva para organizar a PCDF.

Aras destacou que a Constituição de 1988 “inseriu no campo do ente central da Federação as prerrogativas de organizar e manter os órgãos policiais do Distrito Federal e de estabelecer normas gerais referentes à organização das polícias desse e dos demais entes” e que o texto constitucional não faz referência a autonomia de órgãos ou autoridades policiais.

Em resposta, o  diretor geral da Polícia Civil, Robson Cândido, apontou que os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) “poderão impor enorme e complexa desorganização da PCDF”.

Acreditamos que, se a União não conferir certo poder organizacional e regulatório ao Senhor Governador do Distrito Federal, não haverá condição legal para o regular funcionamento da PCDF, eis que a política de segurança pública é exercida pelo Governo do Distrito Federal, por força de sua constitucional autonomia como ente federativo e, para gerir a PCDF, necessário se faz o exercício mínimo de competência legislativa. Tema este que está sendo conduzido pessoalmente pelo nosso Secretário de Segurança Pública perante o Governo Federal.​

Cândido demonstrou, também, preocupação em relação a possibilidade de eventuais nulidades das investigações e consequências para a gestão da Polícia Civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?