metropoles.com

PGR envia pedido de homologação da sentença de Marcelo Bauer

Pedido foi enviado à Alemanha, onde está o assassino. O então estudante foi condenado, em julho de 1987, pelo homicídio qualificado contra uma ex-namorada, a estudante de Letras da UnB Thais Muniz Mendonça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
caso marcelo bauer
1 de 1 caso marcelo bauer - Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), enviou à Alemanha pedido de homologação da sentença de Marcelo Bauer, condenado a 14 anos de prisão. O então estudante foi condenado, em julho de 1987, pelo homicídio qualificado contra uma ex-namorada, a aluna de Letras da Universidade de Brasília (UnB) Thais Muniz Mendonça.

O pedido inicial à Alemanha foi feito em 2011, quando o Brasil enviou a cópia do processo e a transmissão do caso para a Justiça alemã, diante da inviabilidade da extradição de Bauer, que tem dupla nacionalidade. Foi solicitada a localização e a oitiva de testemunhas, além de ter sido remetido o perfil do DNA da vítima. A partir do pedido alemão, o juízo da Vara de Execuções Penais do DF autorizou a transmissão do caso ao país europeu e solicitou a homologação da decisão condenatória

O pedido inicial alemão foi encaminhado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, à PGR, que submeteu o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A partir de então, a solicitação para homologação da sentença estrangeira foi encaminhada à SCI em 2013, que efetuou a tradução dos documentos para o alemão e os transmitiu ao DRCI em novembro do mesmo ano.

Desde então, a SCI acompanha o andamento do caso. Com as informações fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, em dezembro de 2015, o Ministério Público alemão solicitou a homologação em novembro, sem, contudo, haver decisão judicial a esse respeito. Por essa razão, a SCI voltou a requerer informações atualizadas do caso, o que aguarda resposta.

Relembre o caso
Marcelo Bauer foi condenado à revelia pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em abril de 2012, a 18 anos de prisão pelo sequestro, asfixia por substância tóxica e assassinato com 19 facadas da estudante, que tinha 19 anos. Além disso, ele disparou um tiro na cabeça da vítima. Após recurso, a pena foi reduzida de 18 para 14 anos de reclusão no julgamento de apelação criminal.

A prisão preventiva de Marcelo Bauer foi decretada em 1987, mas o então estudante fugiu do Brasil, com auxílio do pai, o coronel Rudi Ernesto Bauer, que trabalhava no Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Distrito Federal. Encontrado apenas 13 anos depois, o acusado morou em Arhus, Dinamarca. Bauer chegou a ser preso no país em 2000 pela Interpol e, com ele, foram encontrados passaportes falsos em nome de Sinval Davi Mendes.

O Ministério da Justiça pediu a extradição do brasileiro à Dinamarca, mas Bauer entrou com pedido de cidadania alemã e seguiu para o país. Desde 2002, o condenado mora na cidade de Flensburg. O Brasil também pediu a extradição à Alemanha, mas, em função da cidadania, o pedido foi negado.

Feminicídio
Em março de 2015, foi sancionada no Brasil a Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015), que classifica como crime hediondo o homicídio cometido contra a mulher. O assassinato de Thais Muniz Mendonça foi cometido em 1987, quando ainda não havia o nome feminicídio.

Atuação da SCI
A Secretaria de Cooperação Internacional da PGR presta serviços de tradução, versão e degravação relacionados a casos de pedidos de cooperação internacional de relevante interesse público, ainda que sejam de competência estadual. (Com informações da PGR)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?