metropoles.com

Na semana da mulher, três homens são condenados por feminicídio no DF

Os casos ocorreram em São Sebastião, Samambaia e Santa Maria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Banco de Imagens/iStock
estupro coletivo
1 de 1 estupro coletivo - Foto: Banco de Imagens/iStock

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, três homens foram condenados por tentativa de feminicídio. Ou seja, os crimes foram cometidos por razões da condição do sexo feminino, envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher.

No primeiro caso, registrado em Santa Maria, Ronilson de Jesus Castro foi condenado a 12 anos de reclusão em regime inicial fechado. O réu já estava em prisão preventiva, que foi mantida. Em 19 de maio de 2015, Castro, após discussão com sua ex-companheira Nayara Santana Gonçalves, desferiu golpes com um capacete contra a cabeça e o rosto da vítima. Mesmo com a mulher já caída no chão, ele continuou a golpeá-la, só parando quando outras pessoas correram em sua direção. Nayara ficou em coma por um longo período e com sequelas, como dificuldade de locomoção.

Outro caso parecido ocorreu em São Sebastião. Um homem foi condenado por ter tentado matar sua ex-companheira com facadas, no dia 13 de março de 2016. Ele só parou o ataque porque a faca utilizada quebrou. A pena foi fixada em 11 anos e 4 meses de reclusão em regime inicial fechado. Os jurados reconheceram que o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e por motivo torpe, porque ela se negou a reatar o relacionamento amoroso. O processo corre em segredo de Justiça.

Já a Promotoria do Tribunal do Júri de Samambaia conseguiu a condenação de Rui Carlos Braga a 6 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial semiaberto. Além da tentativa de feminicídio, ele foi condenado por dirigir sob efeito de álcool e por desacatar o policial militar que efetuou a prisão. O Ministério Público recorreu da sentença com o intuito de aumentar a pena e restabelecer a prisão preventiva do réu.

O crime aconteceu em 16 de abril de 2016, quando Braga conduzia seu carro sob efeito de álcool, o que motivou discussão com sua companheira. Raimunda de Souza Lima decidiu sair do veículo para seguir o caminho de ônibus. O condenado deu a volta e, pelas costas, atropelou a vítima, que foi lançada desacordada no gramado. (Com informações do MPDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?