metropoles.com

Ministério Público do DF recomenda apuração de fraudes em sistema de cotas do concurso do TJDFT

Inscritos no certame denunciaram ao MPDFT a inexistência de um procedimento de checagem das características físicas dos concorrentes que se declararam negros e pardos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministério Público do DF, desvio de verbas, secretaria de saúde
1 de 1 Ministério Público do DF, desvio de verbas, secretaria de saúde - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os candidatos que se declararam negros ou pardos no último concurso público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) precisarão ser submetidos a uma entrevista presencial elaborada por uma comissão de verificação da autodeclaração. Inscritos no certame denunciaram ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a inexistência de um procedimento de checagem de possíveis fraudes no sistema de cotas.

Reprodução

Após a denúncia, o MPDFT analisou o caso e recomendou, na última quarta-feira (9/3), que o TJDFT criasse a comissão. Segundo a promotora de Justiça, integrante do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação Racial, Cíntia Costa, o tribunal encaminhou um ofício ao órgão, também na quarta, em que se comprometeu a adotar providências para a viabilizar a verificação das características físicas (fenótipo) desses candidatos.

Trechos da demanda enviada ao MPDFT pelos candidatos do concurso indicam que há inscritos que não possuem o fenótipo de pessoas negras e que é injusto que as vagas destinadas às cotas sejam ocupadas indevidamente. “Utilizar apenas a autodeclaração abre espaço para eventuais fraudes. É muito importante que exista um mecanismo de confirmação da veracidade dessas informações”, explica a promotora.

O MPDFT também aconselhou que a comissão seja composta por representantes de organizações voltadas para o combate ao racismo como, por exemplo, o Conselho dos Direitos do Negro do Distrito Federal e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade de Brasília (UnB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?