metropoles.com

Ministério Público do DF investiga Facebook por “censura na rede social”

Inquérito foi aberto após conta de médica ter sido bloqueada. Ela postou um vídeo sobre Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
facebook
1 de 1 facebook - Foto: Reprodução

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) abriu inquérito civil público para investigar a conduta do Facebook, que estaria praticando atos de censura ao restringir o direito à liberdade de expressão de usuários e suprimindo o direito à ampla informação.

A apuração teve início a partir do bloqueio da conta de uma médica brasileira. Ela havia postado a reprodução de um vídeo do virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Davis Ferreira. O conteúdo afirmava que determinada medicação seria eficaz contra vários vírus, inclusive contra o coronavírus.

De acordo com o Facebook, a publicação da médica viola os padrões da comunidade, que vetam informações falsas sobre a Covid-19. A Prodecon defende que não se pode afirmar ainda se o conteúdo do vídeo é falso, pois se trata da opinião de um profissional da área.

2 imagens
1 de 2

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 2

Reprodução / Internet

“É preciso que os atos de bloqueio, remoção e suspensão de contas nas redes sociais sejam devidamente fundamentados, para permitir a ampla defesa e assegurar aos consumidores um controle maior de suas publicações”, diz o promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski. Ele destaca que, durante a pandemia, há diversas opiniões de caráter científico.

A Prodecon também criou a conta de e-mail direitoainformacaocensura@mpdft.mp.br para dar oportunidade à população de apresentar contribuições sobre o tema.

O Metrópoles procurou o Facebook para comentar o caso. Até a última atualização desta reportagem, a empresa não havia emitido nenhum parecer. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?