metropoles.com

Luiz Estevão é absolvido da acusação de lavar dinheiro com Brasiliense

Tribunal Regional Federal entende que não houve prática de lavagem de dinheiro envolvendo o ex-senador e o Brasiliense Futebol Clube

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Luis Estevão
1 de 1 Luis Estevão - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O ex-senador Luiz Estevão foi absolvido da acusação de usar o Brasiliense Futebol Clube para lavar dinheiro. A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2012, foi julgada improcedente pela juíza federal substituta Adriana Hora Soutinho de Paiva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em 10 de fevereiro.

O MPF argumentava que o empresário utilizava o clube de futebol para movimentar valores após ter decretada a indisponibilidade de bens e de empresas ligadas ao Grupo OK. O bloqueio se refere ao caso do desvio de recursos públicos na construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), na década de 1990. Por esse episódio, Estevão cumpre pena de 26 anos de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda.

Na sentença que absolve o ex-senador, a magistrada afirma que não há “nexo entre as condutas ilícitas praticadas por Luiz Estevão e as operações bancárias realizadas pelo Brasiliense Futebol Clube”. Desta forma, o empresário é absolvido por “ausência de prova da materialidade delitiva”.

Muito embora entenda que a participação/co-autoria no delito antecedente não é condição para que possa o agente ser sujeito ativo do delito de lavagem (…), não vislumbro elementos probatórios para afirmar, com segurança, que o Brasiliense Futebol Clube Ltda. foi utilizado, pelo réu, para lavar dinheiro oriundo do crime de gestão fraudulenta, peculato, corrupção ativa e quadrilha ou bando

Adriana Hora Soutinho de Paiva, juíza federal substituta
3 imagens
1 de 3

2 de 3

3 de 3

 

No processo, é destacado que Luiz Estevão não é sócio tampouco administrador do clube, embora seja o “proprietário de fato”, o que o legitima como réu na ação. A sentença reconhece débitos e créditos advindos de outras empresas de Luiz Estevão tendo o clube como beneficiário.

Michael Melo/Metrópoles

Final da Copa do Brasil
Criado em 20 de julho de 2000, o Brasiliense teve ascensão meteórica no futebol, conquistando a Série C do Campeonato Brasileiro em 2002 e a Série B do Brasileiro de 2004. No ano seguinte, disputou a Série A, a principal divisão nacional. Desde sua fundação, foram oito títulos locais — o último deles em 2013, na reabertura do Mané Garrincha.

O clube também foi finalista da Copa do Brasil em 2002, quando perdeu a decisão para o Corinthians em partida polêmica apitada por Carlos Eugênio Simon.

Atualmente, o Jacaré luta para se reerguer no cenário local e nacional. É o líder do Candangão-2017, com 10 pontos, e segue na briga pelo título, que garante vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil.

Pelo clube, passaram jogadores como Wellington Dias, Jairo, Deda, Adrianinho, Iranildo, Guto, Dimba, Jobson e Vampeta, entre outros. Técnicos de renome também ajudaram o Jacaré a consolidar o nome no país. Elenca-se Joel Santana, Valdir Espinoza, Edinho e Gérson Andreotti.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?