Liminar determina que Iges forneça EPIs aos servidores do Hospital de Base
TRT-10 ainda pediu que o instituto suspenda o fornecimento de todos os equipamentos que não estão de acordo com as normas sanitárias
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) deferiu o pedido liminar feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e determinou o fornecimento de equipamentos de proteção individuais (EPIs) contra o novo coronavírus aos servidores lotados no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
A decisão é desta quinta-feira (02/07). Na sentença, a juíza Rejane Maria Wagnitz dá prazo de 10 dias para que o Instituto de Gestão Estratégia da Saúde (Iges-DF), que administra a unidade pública de saúde, informe sobre o montante de aparatos existentes em estoque.
A magistrada ainda ordenou que o Iges suspenda, em 48 horas, o fornecimento de todos os equipamentos que não estariam em conformidade com as normas impostas pelas autoridades sanitárias.
Em caso de descumprimento, o instituto poderá ser multado em R$ 100 mil, por obrigação não correspondida.
À Justiça, o MPT ajuizou ação civil pública denunciando a ausência de fornecimento de EPIs aos profissionais de saúde. A ineficácia dos aparatos distribuídos e a má qualidade dos equipamentos também foram alvo da ação movida pelo órgão.
A reportagem tenta contato com o Instituto em Gestão Estratégica da Saúde. O espaço segue aberto a manifestações.