metropoles.com

Justiça revoga liminar que cobrava medidas no transporte ao GDF

Juiz afirmou que Executivo local cumpriu recomendações e já adotou estratégias para reduzir o risco de contágio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A 2ª Vara da Fazenda Pública revogou, nesta quinta-feira (26/03), liminar que dava 24 horas para que o Governo do Distrito Federal (GDF) adotasse medidas para evitar aglomeração nos transportes públicos.

A decisão de extinguir o processo partiu de pedido feito pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) após o Executivo local sinalizar com adoção das medidas necessárias para evitar o risco de contágio no sistema.

A liminar foi concedida nessa terça-feira (24/03) pela própria 2ª Vara da Fazenda Pública. A determinação é assinada pelo juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni. Ele atendeu parcialmente a um pedido de liminar impetrado pelo advogado Lucas Silva Castro.

De acordo com o magistrado, o Palácio do Buriti deveria adotar medidas concretas em relação aos ônibus e metrô para conter a disseminação da nova doença, sem prejudicar “a circulação de trabalhadores de serviços essenciais, como saúde, cuidadores de idosos, trabalhadores da área de alimentos, limpeza, segurança pública, entre outros. Tudo com a finalidade única e exclusiva de evitar aglomerações de pessoas”.

No pedido, o advogado autor ainda solicitou que o GDF suspendesse, por 15 dias, “a circulação dos meios de transporte público (ônibus e metrô) em todo o Distrito Federal, sob o argumento de que, em razão da pandemia do novo coronavírus, há omissão do Poder Executivo local no tocante à adoção de medidas preventivas no referido setor”

Ao analisar o pedido de extinção do processo feito pelo MPDFT, Carnacchioni destacou que as recomendações do órgão e as notas técnicas apresentadas pela Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob) comprovaram ausência de interesse processual. De acordo com o magistrado, “se não há omissão em relação ao transporte público, a ação popular se torna desnecessária”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?