metropoles.com

Justiça nega pedido de colégio para proibir, na internet, vídeos em que professores agridem aluno

Ipê Centro Educacional, de Águas Claras, havia conseguido liminar que censurava a divulgação desses conteúdos no Google e Facebook, mas juiz reviu a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Street/Reprodução
ipe-800
1 de 1 ipe-800 - Foto: Google Street/Reprodução

O juiz da 1ª Vara de Cível de Taguatinga negou o pedido do Ipê Centro Educacional, em Águas Claras, para proibir a publicação de vídeos e áudios nos sites e nas redes sociais gerenciados pelo Google e pelo Facebook. As imagens mostram professores agredindo alunos dentro das dependências do colégio.

Segundo a escola, os vídeos e os áudios “denigrem a imagem da instituição”. Em decisão liminar, o juiz deferiu, em parte, o pedido e determinou que o Google e o Facebook bloqueassem o acesso aos conteúdos que aparecessem sob a busca “maus-tratos”, “escola em Águas Claras” e “Colégio Ipê”, e as combinações entre si, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Os réus apresentaram defesa e alegaram a legalidade das publicações. Apesar de o magistrado ter concordado com a decisão liminar que decretou a proibição, ele mudou a percepção e entendeu que o pedido inicial deve ser julgado improcedente. A decisão não é definitiva e pode ainda ser objeto de recurso.

Maus-tratos
Em setembro do ano passado, três professoras do Colégio Ipê foram denunciadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) depois que um vídeo circulou pelas redes sociais. A mídia mostrava professoras debochando de um garoto de 3 anos que teria feito xixi na roupa e ameaçando deixá-lo nu ou só de cueca “para aprender”.

O menino diz “não” repetidas vezes e chora ao fundo. “Olha ali a cueca dele toda molhada. Eco. Olha gente. Vai andar de cueca para nunca mais fazer xixi na roupa”, disse uma delas. (Com informações do TJDFT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?