metropoles.com

Justiça nega embargos de declaração de réus da Operação Drácon

Defesa dos deputados Celina Leão e Cristiano Araújo entrou com embargos de declaração, pois queria explicações sobre pontos do acórdão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
celina leao
1 de 1 celina leao - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou, na terça-feira (23/5), provimento ao pedido de embargo de declaração da defesa dos deputados Celina Leão (PPS) e Cristiano Araújo (PSD), réus na Operação Drácon. A decisão foi do Conselho Especial que, em março deste ano, acatou pedido do Ministério Público (MPDFT) para investigar, além dos dois deputados, Raimundo Ribeiro (PPS), Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR) por suposta venda de emendas em troca de propina.

Segundo o advogado de Celina e Cristiano, Eduardo Toledo, o pedido não trata de reforma da decisão, mas de informação sobre pontos específicos do acórdão.

Desde o acolhimento das denúncias, os deputados respondem por corrupção passiva. De acordo com o MPDFT, os distritais teriam combinado a aprovação de emenda de R$ 30 milhões destinada ao pagamento de unidades de terapia intensiva (UTIs) da Intensecare. O pagamento foi autorizado pela Secretaria de Saúde em dezembro de 2015, sem respeitar a ordem de pagamento de prestadores de serviços imposta por lei.

As denúncias vieram à tona após a deflagração da Operação Drácon, em 23 de agosto. A então Mesa Diretora foi afastada pela Justiça e pedidos de cassação acabaram protocolados na Câmara Legislativa. No entanto, esses documentos foram arquivados.

Na semana passada, um novo pedido de cassação foi protocolado pela ONG Adote um Distrital e será analisado pela atual Mesa Diretora, segundo o presidente Joe Valle (PDT), na próxima sexta-feira (27/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?