metropoles.com

Justiça inocenta Agnelo Queiroz em mais uma ação sobre nepotismo

Decisão é da juíza da 8ª Vara Criminal, Mara Almeida, que entendeu não haver relação dos casos com súmula do STF sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) absolveu o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) de ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O petista foi denunciado pela suposta prática de nepotismo por ter nomeado três pessoas da mesma família para trabalhar simultaneamente nas estruturas do Governo do Distrito Federal (GDF). Esse é o oitavo de nove processos semelhantes que a Justiça decide arquivar.

Responsável pela sentença da 8ª Vara Criminal, a juíza Mara Silda Nunes de Almeida observou que o ato foi lícito, pois nenhum dos nomeados se enquadravam nas regras a respeito de nepotismo estipuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia apontava que Maria do Carmo Pereira da Silva foi nomeada, no início do governo Agnelo, na estrutura da extinta Secretaria de Estado de Governo. Quase seis meses depois, o marido dela, Jerônimo Gonçalves da Silva, recebeu nomeação no Centro de Assistência Judiciária, órgão também extinto pela atual gestão. A nora do casal Leila Cerqueira da Silva estava na Secretaria de Cultura.

No entanto, segundo a magistrada, não houve relação entre as nomeações. Com a sentença, a defesa de Agnelo Queiroz aguarda para saber se os promotores pretendem recorrer da decisão.

“O MPDFT entrou com nove ações de improbidade sob alegação de nepotismo. Essa é a oitava que foi arquivada, o que mostra a improcedência absoluta de cada denúncia apresentada. Tivemos condenação pública das pessoas sem antes mesmo termos a chance de nos defender. Mas aos poucos a Justiça está sendo feita. Posso garantir que não teve nenhum caso de nepotismo no meu governo”, declarou o petista ao Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?