metropoles.com

Justiça do DF nega reserva de vagas para advogados em estacionamentos

Conselho Especial da Corte julgou inconstitucional a Lei Distrital nº5.640/16, que foi questionada pelo Ministério Público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
estacionamento
1 de 1 estacionamento - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) barrou a possibilidade de que advogados tenham atendimento prioritário e vagas exclusivas em estacionamentos de órgãos públicos da capital. A decisão foi tomada nesta terça-feira (14)/2 pelo Conselho Especial da Corte, que julgou inconstitucional a Lei Distrital nº5.640/16.

A norma foi contestada na Justiça pelo Ministério Público do DF (MPDFT). Segundo o órgão, a lei, aprovada pela Câmara Legislativa do DF é inconstitucional por tratar de matérias que são de iniciativa privativa do governador. A norma, para o MPDFT, ainda viola princípios constitucionais, pois concederia benefícios apenas a uma categoria profissional, em detrimento de outras e dos demais cidadãos.

Os desembargadores acolheram, por unanimidade, os argumentos do Ministério Público. Para os promotores, a lei invadiu a competência da União ao legislar sobre trânsito e do GDF ao dispor sobre atribuições, organização e funcionamento de órgãos públicos locais, além de tratar da administração de espaços públicos urbanos.

Previsões da lei
De autoria do deputado distrital Agaciel Maia (PR), a lei, promulgada no dia 29 de março de 2016, estabelece que os poderes do DF devem dar prioridade no atendimento aos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil-seção DF (OAB/DF), quando no exercício da profissão. Por meio da norma, também foram asseguradas três vagas privativas nos órgãos públicos aos membros da seccional.

Para fazer uso das vagas nos estacionamentos, o advogado deve expor visivelmente no painel do veículo um cartão de estacionamento emitido pela OAB/DF. Ainda de acordo com a norma, as vagas deveriam ser sinalizadas e estar posicionadas “no sentido de garantir maior comodidade e agilidade aos advogados”.

O DF tem 34.564 advogados inscritos originalmente na capital. Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da OAB-DF não soube dizer se a direção da seccional tomará alguma atitude com relação à decisão. (Com informações da assessoria de imprensa do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?