metropoles.com

Justiça do DF condena médico da rede pública por homicídio culposo

Denúncia do MPDFT acusa o clínico de ter liberado paciente antes da realização de exame. Homem foi encontrado morto logo depois pelo filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasília/Flickr
Hospital-de-Brazlândia
1 de 1 Hospital-de-Brazlândia - Foto: Agência Brasília/Flickr

A Vara Criminal e o Tribunal do Júri de Brazlândia condenaram o médico Luiz Gustavo Barcelos, da rede pública de saúde, por homicídio culposo causado e negligência. De acordo com denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o clínico lotado no Hospital Regional de Brazlândia (HRB) teria prescrito medicação sem realizar exames prévios e liberou o paciente antes do diagnóstico.

A sentença é de 11 de junho deste ano, mas veio a público nessa sexta-feira (28/06/2019). O profissional também foi condenado a pagar indenização de R$ 50 mil à família do paciente morto.

Segundo a 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida), em 7 de novembro de 2013, a vítima, de 30 anos, chegou ao HRB com dor aguda no peito. O médico teria prescrito tratamento medicamentoso para inibir a dor, mas não chegou a realizar nenhum exame. A conduta, no entanto, contraria os protocolos de atendimento de pacientes com quadro de dor torácica, conforme informado pelo órgão.

Ainda segundo a promotoria, após escrever a receita, o profissional deu alta hospitalar ao paciente. A vítima voltou para casa e, três horas depois, foi encontrado morto pelo filho de apenas 10 anos. O homem deixou viúva e filhos.

Para acusar o médico, os promotores ouviram testemunhas que afirmaram que o HRB “dispunha de condição para realizar todos os procedimento necessários de emergência”. Para o Ministério Público, a decisão de não realizar os exames decorreu unicamente do arbítrio do médico. (Com informações do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?