metropoles.com

TJDFT considera inconstitucional lei distrital sobre banco público de células-tronco

Segundo o entendimento do tribunal, o tema é de competência exclusiva do governador e, portanto, a lei não poderia ser elaborada por um parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
célula tronco
1 de 1 célula tronco - Foto: Pixabay

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) declarou a inconstitucionalidade da Lei n° 5.471, de 23 de abril de 2015. A lei estabelece regras para a doação de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos com o intuito de formação de um banco público de células-tronco destinado ao tratamento de leucemia, linfoma e outras doenças no Distrito Federal. Permite também a coleta de sangue de cordão umbilical nos partos realizados em hospitais públicos e privados do Distrito Federal, quando a gestante permitir.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou com ação judicial e argumentou que a lei seria formalmente inconstitucional, pois teria sido elaborada por um parlamentar, enquanto trata de um tema cuja competência é exclusiva do governador do Distrito Federal.

A Câmara Legislativa do DF se manifestou pela constitucionalidade da norma e ressaltou que não há, na Lei Orgânica do Distrito Federal, nenhuma reserva de iniciativa para projetos de lei que tratem de saúde pública.

O GDF e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal opinaram no mesmo sentido do MPDFT e defenderam a inconstitucionalidade da norma. Os desembargadores concordaram com o entendimento e declararam, por unanimidade, que a lei é inconstitucional. O efeito da decisão é retroativo à publicação da lei. Com informações do MPDFT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?