metropoles.com

Justiça condena promotora envolvida na Caixa de Pandora

Deborah Guerner foi condenada a um ano de detenção pela Corte Especial do TRF da 1ª Região por desacato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
1 de 1 Reprodução/Facebook - Foto: null

Acusada de envolvimento na operação Caixa de Pandora, a promotora de Justiça afastada do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Deborah Guerner foi condenada a um ano de detenção pela Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).  A condenação diz respeito ao crime de desacato contra uma gerente do Banco do Brasil. Apesar da decisão, a Justiça substituiu a punição por uma pena alternativa.

De acordo com a decisão da Corte, o crime ocorreu em 2012, quando a promotora teria agredido verbalmente e ameaçado a gerente com um objeto pontiagudo após ela se negar a renegociar uma dívida que Deborah tinha com a instituição financeira. Mesmo com a condenação, o Ministério Público entendeu que o processo não deveria ser suspenso porque a promotora já responde a duas ações penais no TRF.

Durante o processo, a promotora de Justiça pediu a nomeação de um curador especial para o processo, com o argumento de que sofreria de transtornos psiquiátricos. Com base nessa justificativa, ela tentou, sem sucesso, suspender o processo até ser submetida a um exame de sanidade mental. O relator da ação, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, alegou que não há elementos indicativos de alteração no estado mental da acusada que justifique avaliação médica.

Na Caixa de Pandora, Guerner é acusada de tentar extorquir R$ 2 milhões do ex-governador José Roberto Arruda. Ela teria ainda vazado informações sigilosas no âmbito do MP para favorecer o ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, que delatou o esquema de corrupção no governo.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?