metropoles.com

Justiça concede liminar e proíbe expansão das quadras 500 do Sudoeste

Multa para quem fizer alterações ambientais na área foi fixada em R$ 100 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Sudoeste – Brasília – DF 27/08/2015
1 de 1 Sudoeste – Brasília – DF 27/08/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu e a Justiça concedeu, nesta sexta-feira (14/06/2019), a suspensão das licenças que permitiam a expansão do Setor Sudoeste com a construção da Quadra 500.

Pela decisão, em caráter liminar, também fica proibida qualquer alteração da composição ambiental da área, sob pena de multa de R$ 100 milhões, sem prejuízo da responsabilidade criminal e aumento da multa, caso se demonstre insuficiente para o cumprimento da decisão.

De acordo com o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, a ação foi proposta levando em conta a nulidade das licenças deferidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

No mérito, o Ministério Público pede que a Justiça só autorize a expedição de licença se houver novo estudo de impacto ambiental, uma vez que a situação ambiental do DF não é a mesma de quando o documento foi expedido.

“A liminar deferida revela a vitória da participação social na escolha do não adensamento do bairro, sobretudo pelos impactos negativos à qualidade de vida e ao meio ambiente. A demanda de mais recursos hídricos, da necessidade de um sistema de esgotos e de águas pluviais são apenas algumas das repercussões em desfavor da coletividade, sem falar na diminuição de áreas verdes”, afirma o promotor.

Na decisão, a Vara do Meio Ambiente destaca que a situação ambiental da cidade piorou nos últimos anos, e lembra a crise hídrica enfrentada entre 2017 e 2018, a expansão desordenada da malha urbana e o crescimento da população da capital, com uma média de 60 mil novos habitantes por ano. (Com informações do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?