metropoles.com

Justiça autoriza vasectomia em jovem de 31 anos considerado incapaz

Pedido havia sido negado em primeira instância, mas foi revertido pela 3ª Turma Cível. O rapaz tem Síndrome do Cromossomo “X Frágil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) autorizou, por unanimidade, a realização de vasectomia em jovem incapaz acometido pela Síndrome do Cromossomo “X Frágil”. A alteração genética compromete o desenvolvimento intelectual, do comportamento e da fala.

A mãe do jovem contou no processo que, devido a doença, o filho não tem condições de trabalhar nem de se sustentar financeiramente. Hoje, com 31 anos, ele mantém um relacionamento afetivo com uma jovem, também incapaz. A fim de evitar os riscos de uma gestação não planejada, a mãe do rapaz entrou com uma ação com o pedido de autorização da vasectomia, na 1ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões de Ceilândia, mas teve seu pedido julgado improcedente.

Diante da apelação, o desembargador relator ressaltou que o artigo 10, § 6º, da Lei 9263/1996 prevê a autorização judicial de esterilização cirúrgica em pessoas absolutamente incapazes. Destacou que, conforme parecer biopsicossocial, o jovem possui desenvolvimento mental muito inferior à idade cronológica e limitações graves na capacidade de abstração.

Explicou, ainda, que a síndrome o torna vulnerável às situações que dizem respeito ao próprio corpo, à sexualidade, ao casamento e à saúde. “Uma gravidez indesejada traria problemas relacionados à educação e aos cuidados com o filho, além de transtornos ao próprio jovem e familiares”, declarou o relator.

Ao final, diante da análise do caso, o colegiado autorizou o procedimento cirúrgico de vasectomia por entender que o pedido não impõe restrições à dignidade do rapaz. (Com informações do TJDFT). 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?