Juliano Costa Couto vence eleição na OAB-DF
Integrante da chapa Somos Mais Ordem derrotou os rivais em dia marcado por tumultos no trânsito e no principal local de votação
atualizado
Compartilhar notícia
Juliano Costa Couto é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal (OAB-DF). Com 8.511 votos, o integrante da chapa Somos Mais Ordem — apoiada pelo atual presidente da entidade, Ibaneis Rocha — derrotou Délio Lins e Silva (OAB Pró-Advogado), que teve 5.380 indicações; e Paulo Roque (OAB Independente), com 3.593. Houve 482 votos em branco e 513 nulos. O mandato começa em 1° de janeiro e é válido por 3 anos.
Em uma campanha marcada por diversos incidentes — incluindo ações difamatórias que foram parar na polícia e troca de agressões entre integrantes de chapas rivais —, o dia de votação manteve o tom.Antes mesmo de anunciado o resultado oficial, Juliano e correligionários foram comemorar a vitória no restaurante Mangai. Em entrevista ao Metrópoles, ele disse estar “realizado”. “Vou representar a advocacia do DF com muito trabalho, conquistas e avanços.”
A segunda-feira (16/11) foi marcada por grande congestionamento, devido à escolha do principal local de votação, subdimensionado para os cerca de 30 mil advogados que têm a obrigação de comparecer às urnas, e pela confusão no acesso ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul. Após o fechamento dos portões, advogados forçaram a entrada, mas nem todos conseguiram votar.
Perfil
Filho do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do DF Ronaldo Costa Couto, Juliano é mineiro e tem 40 anos, 18 deles como advogado. Casado, tem um filho de 19, estudante de direito, e uma filha de 3. Ele se formou pela UDF, em Brasília, em 1997. Tempos depois, abriu o próprio escritório, onde trabalha até hoje, atuando em diversas áreas, mas com ênfase no segmento civil.
No âmbito acadêmico, Juliano Costa Couto tem pós-graduação em processo civil e mestrado em direito constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP). Além disso, é professor universitário desde 2000.
Sua participação mais efetiva na OAB começou em 2007, quando se tornou conselheiro da entidade, até 2009.
Em 2013, foi eleito secretário-geral adjunto da ordem, cargo mantido até este ano. No mesmo período, fez parte da Comissão de Honorários.
Entre as ações desenvolvidas na última gestão, o advogado destaca a diminuição da anuidade da OAB-DF, que passou de R$ 774 pars R$ 600, com valor reduzido para jovens recém-formados.
Para o mandato que assume, as principais propostas de Costa Couto estão ligadas ao combate às violações de prerrogativas dos advogados, a programas de incentivo a jovens em início de carreira, à defesa de maior participação das mulheres em cargos relevantes na Ordem e a maior autonomia das subseções da entidade no DF.