metropoles.com

GDF recorre ao STF contra decreto que derrubou lei anti-homofobia

Procuradoria-Geral do DF ajuizou ação nesta quinta-feira (13/7). Lei foi derrubada em 26 de junho, três dias após sua regulamentação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Orgulho gay Parada Gay – LGBT
1 de 1 Orgulho gay Parada Gay – LGBT - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

A Procuradoria-Geral do DF (PGDF) ajuizou, nesta quinta-feira (13/7), Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a volta da aplicação da lei anti-homofobia na capital federal. A petição pleiteia a derrubada do Decreto n° 2.146/2017, da Câmara Legislativa, que sustou os efeitos da regulamentação da norma.

Lei Distrital n° 2.615/2000 foi regulamentada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) em 23 de junho. De autoria do próprio socialista quando era deputado distrital, a proposta determina a adoção de sanções em casos de discriminação contra a população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexual (LGBTTI).

Três dias após a regulamentação, no entanto, os deputados distritais derrubaram a norma, por nove votos a seis e duas abstenções. Sob a justificativa de “proteção da família”, parlamentares da bancada evangélica lideraram as críticas à lei anti-homofobia e arranjaram a votação para a suspensão da norma. O episódio levou à saída do deputado Rodrigo Delmasso (Podemos) da liderança do governo na CLDF. Agaciel Maia (PR) assumiu o posto.

A ação ajuizada pelo GDF nesta quinta-feira cumpre uma promessa feita pelo Executivo local de rebater a ação dos deputados. O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) no DF também entrou com Adin contra o decreto parlamentar. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) estuda se manifestar a favor da norma.

Confira a íntegra da ação abaixo:

Adin contra decreto que derrubou lei anti-homofobia no DF by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?